Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

Prefeitura Municipal de
AQUIDAUANA

(67) 3240-1400
prefeito@aquidauana.ms.gov.br
Rua Luiz da Costa Gomes , Nº 711

Prefeito sanciona Lei de Proteção ao Dourado

23/12/2016 11:40

      Em ato promovido na sede da Fundação de Turismo de Aquidauana na noite de ontem, o prefeito municipal José Henrique Trindade sancionou a lei nº  2.489/2016 de autoria do vereador Wezer Lucarelli. No ato estiveram presentes o autor do Projeto de Lei, vereador Wezer, o vereador Mauro do Atlântico, gerentes municipais e presidentes de fundações, além do presidente e vice da Associação de Pesca Esportiva do Pantanal (APEP), Marcelo Gomes e Gustavo Egami.
       
       Esta lei visa proteger o Dourado (Salminus Maxilossus) proibindo sua captura, transporte, comercialização, processamento e industrialização da espécie no município de Aquidauana. A proibição é válida por 08 anos podendo esse prazo ser alterado de acordo com estudos apresentados neste período. 

       Em sua fala, o presidente da APEP parabenizou o vereador Wezer pela iniciativa e agradeceu o prefeito José Henrique por prontamente se posicionar a favor da Lei garantindo sua sanção ainda este ano. Marcelo Gomes explanou sobre o turismo de pesca e o potencial do Dourado para atrair turistas, movimentando a economia.  Ao fazer uso da palavra o vereador Wezer Lucarelli explicou que esse é só o primeiro passo e a intenção é incentivar o Poder Público e iniciativa privada a tomar outras medidas. Para o vereador, que é nascido em Aquidauana, a cidade tem enorme potencial para este tipo de atividade e é uma tristeza ver a quantidade de peixes diminuindo drasticamente nos últimos tempos.

      O vereador Mauro do Atlântico foi categórico ao afirmar que esta é uma ação muito positiva que deixa um legado para o futuro, e aproveitou para agradecer ao prefeito José Henrique por cumprir com sua palavra e organizar um cronograma que possibilitou entregar a prefeitura com as contas equilibradas e salários em dia diante de uma das piores crises que o Brasil atravessa.

       Encerrando o ato, o prefeito José Henrique agradeceu a todos pela presença, parabenizou o vereador pela autoria do projeto e afirmou que esta é uma ação que com certeza influenciará ações futuras no que tange a preservação ambiental e de nossos rios. O prefeito também desejou um bom final de ano aos presentes e disse ter certeza que a próxima gestão que assume em 01 de janeiro de 2017 será positiva para o município.
 
      Ainda sobre a Lei de Proteção ao Dourado, cabe salientar que a ação já incentiva medidas maiores. O Deputado Estadual Beto Pereira propôs projeto de lei que proíbe a captura do Dourado no Estado todo. O projeto agora segue para votação.
  

Fonte: Yuri Marinho / Agecom


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h