Prefeito Odilon e Equipe cumpre agenda na Secretaria de Saúde de MS

17/01/2017 12:14

O Prefeito Odilon Ribeiro acompanhado da Primeira Dama Maria Elisa, do Gerente de Saúde Dr. Eduardo Moraes, da Diretora do Hospital Regional Neli Stragliotto, juntamente com a Equipe Técnica da Gerencia de Saúde, estiveram cumprindo uma agenda importante na Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul, a caravana de Aquidauana liderada pelo Prefeito Odilon foi recebida pelo Sr. Mauricio Peralta – Superintendente Geral de Administração e Finanças, que está substituindo o Secretário de Saúde do Estado Dr. Nelson Tavares, presentes também na reunião Dr. Marcelo Mello – Coordenador da Caravana da Saúde, Ed Carlos Brito Burgatt – Coordenador Estadual de Regulação da Assistência.

Vários Assuntos foram abordados dentre eles o atraso do repasse ao Hospital Regional usado para pagamento de folha dos médicos, funcionários e despesas com medicamentos e manutenção de equipamentos. Foi encaminhado o pedido de novos equipamentos em especial um “Mamógrafo“ para cobrir a grande demanda de exames em nossa região.

Foi discutido também a cedência do Hospital Regional para o Governo do Estado, que seria uma ótima saída para os problemas financeiros enfrentados pela instituição. O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou que o Estado tem condições e quer assumir a gestão do Hospital Regional de Aquidauana, a declaração foi dada durante a passagem da Caravana da Saúde no município. “O Estado está aberto para assumir a responsabilidade da gestão do Hospital Regional de Aquidauana”. Disse o Governador. Com um quadro de mais de 200 funcionários, o Hospital Regional está sob intervenção do município desde 2006. Referência na Microrregião de Aquidauana, que agrega os municípios de Anastácio, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Nioaque, com uma população aproximada de 130 mil pessoas.

Na sua fala o Prefeito Odilon agradeceu a recepção e disse estar otimista com a possível terceirização do Hospital Regional, que hoje enfrenta uma grave crise e a terceirização seria sem dúvida nenhuma a saída mais viável e rápida para a solução deste problema que se arrasta a muito tempo.  “Estamos hoje aqui buscando uma alternativa para tirarmos o nosso Hospital desta situação caótica em que ele está, a vida financeira do Hospital está na UTI já a muito tempo, hoje brigamos para não deixar morrer de vez, e a saída que temos é a terceirização” declarou o Prefeito.

O município deverá realizar audiências públicas para discutir melhor o assunto com todos os segmentos da sociedade e mostrar a importância da terceirização do Hospital Regional. A proposta do Estado é transformar Aquidauana em um polo regional de saúde.