Prefeitura de Aquidauana realizará a “Feira da Estação” em fevereiro

18/01/2017 10:27

Seguindo orientação do Prefeito Odilon Ribeiro, na busca de incentivar a Cultura, o Turismo, o Lazer e Geração de Renda no município, foi realizada nesta terça feira dia 17 de janeiro na sala de reuniões da Fundação de Turismo uma importante reunião de trabalho para tratar de assuntos relacionados a realização da “Feira da Estação” estiveram presentes a Primeira Dama Maria Elisa, o Diretor da Fundação de Cultura - Humberto Torres, Luzia Cunha - Gabinete do Prefeito, Equipe da Fundação de Turismo e uma Comissão de Feirantes.

A pauta de discussões foi em retorno da realização da feira, permanecendo na 1ª e 3ª terça feira do mês das 18:00 as 22:00hs, em frente à estação ferroviária, o apoio e fomento ao evento com mais divulgação e apoio logístico e o cadastro de mais feirantes. A Feira da Estação de Aquidauana constitui centro de exposições, produção e comercialização a varejo, principalmente de hortifrutigranjeiros, gêneros alimentícios de primeira necessidade e de fábricas caseiras, bem como de floricultura, piscicultura, apicultura, produtos típicos regionais, comidas típicas e produtos da agricultura familiar. Compete a Administração Municipal setorizar os produtos a serem comercializados, de modo a organizar as instalações das bancas, barracas, boxes, reboques e veículos adaptados, sem que haja a invasão de setores diferentes.

A implantação da ’Feira da Estação de Aquidauana’ tem o objetivo de valorizar, estimular, divulgar e propiciar a comercialização de produtos das comunidades tradicionais e da cultura local de Aquidauana. Comercialização e exposição organizada dos produtos da agricultura familiar, produtores dos distritos rurais e assentamentos, aldeias indígenas e quilombolas; Valorização da gastronomia, produção artística e artesanal da região; Diversificação da oferta de lazer e entretenimento à comunidade aquidauanense e visitantes; A divulgação dos produtos proporciona um mercado consumidor mais amplo aumentando a produção, gerando um ciclo de expansão de postos de trabalho e, consequentemente, ampliando a distribuição de renda e se transformando em um elemento auxiliar para o desenvolvimento econômico local.

A Feira tem total apoio da Prefeitura de Aquidauana, através da Fundação de Turismo e Fundação de Cultura, Gerencia de Obras e departamento de Transito, além da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e diversas entidades.