AGRAER e prefeitura de Aquidauana realizaram entrega de sementes em aldeias.

30/01/2017 19:15

Nesta segunda feira no período da manhã na aldeia Ipegue, e no período da tarde na aldeia Limão Verde foram feitas as entregas das sementes do PROACIN – programa de Apoio as Comunidades Indígenas de MS. O programa é coordenado  pela AGRAER (Agência de Desenvolvimento Agrário  e Extensão Rural) – vinculada à SEPAF (Secretaria de estado de produção  e Agricultura Familiar) em parceria com a SEDHAST ( Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) instituições do Governo Estadual de MS.

Na aldeia Ipegue as autoridades foram recepcionadas pelo Cacique Chico Ramiro, que mostrou toda sua alegria em receber o benefício da AGRAER juntamente com a prefeitura de Aquidauana. “Estamos todos reunidos aqui hoje, para receber as sementes e óleo diesel para nossos tratores, isso mostra o compromisso do governo do estado e do nosso prefeito Odilon Ribeiro perante a nossa comunidade indígena” ressaltou Chico Ramiro juntamente com todos os caciques e lideranças das aldeias de Taunay.

O Diretor Presidente da AGRAER, Enelvo Felini, falou da importância da parceria do governo do estado com a prefeitura de Aquidauana, “hoje é só o início desta parceria, podem ter certeza muita coisa boa ainda irá acontecer, o prefeito tem nos procurado, e nós temos um compromisso com Odilon através da AGRAER de trazer para Aquidauana muitos benefícios para  as aldeias, hoje estamos trazendo semente e combustível, vamos trazer implementos, maquinas e tudo que for necessário para dobrarmos a produção nas aldeias” disse Enelvo Felini.

Odilon Ribeiro agradeceu a receptividade da comunidade indígena, explanou sobre os problemas que a prefeitura vem passando, mas pediu acima de tudo união entre as lideranças e toda comunidade “casa dividida não prospera, precisamos nos unir para enfrentar os problemas, vamos deixar de lado as divergências políticas e pensar no bem-estar da cidade” enfatizou o prefeito, que agradeceu a vinda das sementes que chega em boa hora.

No período da tarde a comitiva da AGRAER e da prefeitura de Aquidauana estiveram na aldeia Limão Verde, onde os caciques Arsênio do Limão Verde, Josué Martins do Buritizinho, Ramão Moraes e todas as lideranças agradeceram a presença do diretor da AGRAER e do prefeito e ficaram muito felizes com as sementes para o plantio.

Estiveram participando das entregas das sementes nas aldeias o Prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, a Primeira Dama, Maria Eliza, a Vice Prefeita, Selma Suleiman, o Diretor Presidente da AGRAER, Enelvo Felini,  a Subsecretária de Politicas Indígenas da SEDHAST, Silvana Terena, o Coordenador regional da Casa Civil, Zélito Ribeiro, o Deputado Estadual Felipe Orro, o Presidente da Câmara de Aquidauana, vereador Valter Neves (Caburé), o Vice Presidente, vereador Anderson Meireles, vereador Mauro do Atlântico, vereador Agnaldo da Silva, vereador Edinho Grance, vereadora Lenilda Damasceno, vereador Moacir Pereira de Melo, Araken MIdon, Gerente Regional de Desenvolvimento Agrário, Gerente de Ação Social, Marcos Ferreira Chaves, Gerente de Produção, Roberto Valadares, Diretor da Fundação de Cultura, Humberto Torres, equipe de técnicas da Ação Social e equipe da Produção.

Lembrando que o PROACIN é um programa que tem por objetivo cumprir as determinações do governo do estado, que é a de promover um governo com igualdade a todas as classes e etnias. Em Aquidauana, esse apoio e a parceria do governo através da AGRAER e da SEDHAST é fundamental para o prefeito Odilon Ribeiro atender as necessidades das comunidades indígenas de Aquidauana.