Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

Prefeitura Municipal de
AQUIDAUANA

(67) 3240-1400
prefeito@aquidauana.ms.gov.br
Rua Luiz da Costa Gomes , Nº 711

Biblioteca Municipal de Aquidauana avança para segunda fase de projeto nacional

09/02/2017 12:14

       O ano de 2017 inicia com boas notícias para os aquidauanenses. A Biblioteca Municipal de Aquidauana “Francisco Alves Correa” é a única de Mato Grosso do Sul contemplada pelo projeto nacional CDI Bibliotecas.
 
       O projeto CDI Bibliotecas tem o patrocínio da Bill & Melinda Gates Foundation e apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e em setembro de 2015 contemplou com computadores, 50 bibliotecas de todo Brasil.
 
       A Biblioteca Pública Municipal Francisco Alves Correa é uma das contempladas e agora avança para a segunda fase do projeto, visando aumentar o número de usuários da biblioteca pública, especialmente os jovens, por meio de programas de preparação educacional e de trabalho, que estão relacionados diretamente com as necessidades da comunidade, dando suporte para o aumento da sustentabilidade das bibliotecas, que é o objetivo do projeto em todo o país. 
 
       “Essa iniciativa tornou o espaço da nossa biblioteca de Aquidauana mais convidativo à comunidade. Após a primeira parte de o projeto ter sido concluída, 30 bibliotecas permaneceram e a Biblioteca Pública Municipal Francisco Alves Correa, mediante ter cumprido todas as normas, é uma das que continuam no projeto e avança para essa segunda fase”, explicou a bibliotecária Ana Maria Cipro, executora do projeto em Aquidauana.

      Na prática, a Biblioteca Municipal de Aquidauana, com a permanência dos computadores destinados pelo projeto, poderá sediar novos cursos de inclusão digital, ofertados gratuitamente a comunidade local.

       O PROJETO -
Quando se fala em uma biblioteca, as estantes repletas de livros e o silêncio absoluto costumam ser a primeira cena que vem à cabeça. Para redefinir esse espaço, o CDI (Comitê para Democratização da Informática) deu início ao programa Recode, que vai estimular iniciativas de empoderamento digital nas bibliotecas públicas contempladas no projeto. 
 
O CDI é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que é fazer do uso da tecnologia algo efetivamente transformador, potencializando a autonomia, a criatividade e a colaboração para resolver problemas sociais; busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, por meio do uso da tecnologia. Atua em parceria com instituições comunitárias, bibliotecas e escolas públicas para formar multiplicadores, que replicam nossos programas para o público final. Juntos, formam uma grande rede de educadores, professores e bibliotecários para promover uma nova consciência e gerar oportunidades aos jovens brasileiros.

       A partir do uso de tecnologia, o projeto pretende desenvolver um ambiente de inovação nas bibliotecas, permitindo que elas se tornem um espaço de convivência, onde os jovens se reúnem para experimentar ferramentas digitais que auxiliam na resolução de problemas da sua comunidade.

      A biblioteca inovadora deve interagir com a comunidade, acolher a tecnologia e ter o jovem como um participante ativo. Ele vai se apropriar da biblioteca como um espaço para criar, reinventar e convidar amigos para discutir temas.

      Dentro do Recode, o bibliotecário vem assumindo o papel de reprogramar esse espaço físico da biblioteca com o apoio da comunidade. Para auxiliar, eles participarão de formações onde serão discutidas questões de comunicação, metodologias participativas e mapeamento de parceiros locais. A idéia é que eles consigam, junto com a equipe do programa, criar novas práticas e projetos onde o uso da tecnologia possa incentivar o acesso à informação.

      Os projetos de empoderamento digital para jovens criados pelas bibliotecas deverão trabalhar com uma metodologia baseada em três pilares: resolução de problemas, desenvolvimento de habilidade para o século 21 e autonomia no uso das tecnologias da informação e comunicação. Aliar a tecnologia e a metodologia participativa ao espaço da biblioteca é um caminho muito assertivo para evoluir.

      MAIS INFORMAÇÕES -
Os interessados em participar do projeto CDI devem procurar a Biblioteca Pública Municipal, que funciona na Praça dos Estudantes, centro de Aquidauana, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30min.
 
FONTE: FUNDAÇÃO DE CULTURA

Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h