Fundação de Cultura busca apoio da Gerência de Obras para limpeza do complexo do Museu

10/02/2017 13:12

Um dos desafios da nova gestão em Aquidauana no segmento da cultura e do turismo é a reativação do Museu de Arte Pantaneira “Manoel Antonio Paes de Barros”, fechado desde 2012.

A Prefeitura de Aquidauana por meio da Fundação de Cultura/Turismo está elaborando todo o croqui da situação do complexo do museu, com planilhas dos custos da reforma da estrutura física predial e das instalações elétricas e hidráulicas.

Na manhã de ontem, 09, já foi realizada uma visita técnica pelo novo diretor do museu, Ipojucan Prade e a chefe de gabinete da fundação, Geny Barbier, para um levantamento dos serviços imediatos que precisam ser feitos no complexo do museu, que é composto pelo casario e mais dois imóveis, sendo um, a antiga casa que abrigou anos atrás o IBGE e a Agraer, na Rua Nelson Felício dos Santos.

Hoje, 10, o diretor do museu, Ipojucan Prade entregou ao gerente municipal de Obras e Serviços Urbanos, Archibaldy Macintyre (Mac) um ofício solicitando apoio de servidores e equipamentos para fazer a limpeza, retirada de entulhos e materiais inservíveis no complexo do museu.

Conforme informou o diretor-presidente da fundação, Humberto Torres “o desafio é grande, pois a estrutura está muito debilitada, principalmente a do casario”. “Não podemos ficar de braços cruzados diante dos recursos financeiros que são escassos, a crise não tem ajudado os Municípios e cabe a nós pensarmos nas alternativas. Por isso, com o aval e apoio do prefeito Odilon Ribeiro estamos em busca de parcerias para a reforma e reativação do museu de Aquidauana”, salientou o diretor Humberto.

De imediato, a fundação já está em diálogo com o comando do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, para firmar um convênio de cedência de militares para mão de obra na reforma do complexo do museu.

“Também estamos buscando parcerias para doação de materiais para reforma. Toda ajuda será bem-vinda para termos de volta esse que é um dos espaços mais importantes para a cultura, turismo e história da nossa Aquidauana”, afirmou Humberto.

O prédio do museu foi construído em 1918, para servir de residência de um dos fundadores de Aquidauana, Manoel Antônio Paes de Barros e fora cedido ao Município por sua esposa, Virgínia Paes de Barros. Logo, o prédio foi tombado Patrimônio Histórico e Artístico de Aquidauana e em 1999 foi implantado o museu.

Mais informações sobre parcerias para essa reativação podem ser obtidas na Fundação de Cultura/Turismo funciona na Estação Ferroviária, sito a Rua Bichara Salamene, s/nº, Centro de Aquidauana, no horário de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, telefone: (67) 3241-7417.

Fonte: Rosileny Ribeiro – Fundação de Cultura/Turismo

Fonte: Agecom