Prefeito e Vereadores de Aquidauana visitam Hospital de Ponta Porã

15/02/2017 10:15

Nesta terça-feira o Prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, acompanhado de uma comitiva formada por Gerentes Municipais e Vereadores, esteve em Ponta Porã para uma visita ao Hospital Regional José de Simone Netto, que hoje é administrado por uma OSS (Organização Social de Saúde).

Durante a visita os membros da comitiva puderam verificar de perto o trabalho que está sendo realizado no no referido hospital em Ponta Porã, já que está sendo elaborada uma proposta semelhante em relação ao Hospital Regional Estácio Muniz, que é referência da Microrregião de Aquidauana e agrega ainda os municípios de Anastácio, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Nioaque, com uma população aproximada de 130 mil pessoas..

O Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), afirmou que o Estado tem condições de assumir a gestão do Hospital Regional de Aquidauana. A declaração foi dada durante a passagem da Caravana da Saúde no município. “O Estado está aberto para assumir a responsabilidade da gestão do Hospital Regional de Aquidauana”, afirmou Reinaldo. A proposta do Estado é transformar Aquidauana em um polo regional de saúde, como afirma o plano diretor do município. Segundo o governador, o Governo do Estado deve implantar na cidade o sistema de gerenciamento das Organizações Sociais de Saúde.

De acordo com o Prefeito Odilon,  o sistema das OSS – Organizações Sociais além de assumir o Hospital Regional Estácio Muniz terá que cumprir as metas estipuladas pela Gerência de Saúde de Aquidauana além de uma equipe de auditores que ficará encarregada da fiscalização, a exemplo do que está sendo feito na cidade de Ponta Porã. “Nosso hospital passa por diversas dificuldades impedindo as vezes que a nossa população receba um atendimento digno e necessário, mesmo com toda disposição e dedicação por parte dos trabalhadores, hoje faltam recursos ao município para arcar com todas as despesas ” afirma.

A visita do Prefeito, Gerentes e Vereadores ao Hospital de Ponta Porã teve como principal finalidade ter acesso a este sistema de gestão comandada por uma OSS e conhecer detalhes quanto a sua eficiência e principalmente o resultado final do atendimento à população que é a preocupação do prefeito.

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, hospital geral de porta aberta, é referência para oito municípios da 11ª Região de Saúde do Estado, que perfaz, aproximadamente, uma população de 203.561 habitantes. Oferece atendimento de urgência e emergência, ambulatorial, internação nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, gineco-obstétrica e pediátrica. Possui, ainda, ampla estrutura de apoio diagnóstico e terapêutico. A atenção à saúde oferecida no hospital envolve o oferecimento de assistência humanizada, integral e contínua; o acolhimento dos pacientes com uso de protocolo de classificação de risco; e atenção médica e multiprofissional a todos os usuários do serviço. O Hospital oferece 104 leitos de internação e centro cirúrgico com três salas em funcionamento.

A visita do Prefeito teve o importante acompanhamento dos vereadores que se mostram preocupados com a situação do Hospital Regional Estácio Muniz e apoiam a busca da terceirização pelo Governo Municipal. Fizeram parte da comitiva o Vereador Anderson Meireles; Vice-Presidente da Câmara, Vereador Aguinaldo da Silva; Vereador Claudio Alviço; Vereador Edinho Grance; Vereador Gabriel Silvério da Silva (Professor Bié); Vereadora Lenilda Damasceno; Vereador Mauro do Atlântico; o Gerente de Governo e vereador licenciado Wezer Lucareli; Gerente de Saúde, Eduardo Moraes. Todos puderam visitar as dependências do hospital, conversando com funcionários e pacientes e afirmaram ter uma boa impressão da gestão da OSS em Ponta Porã.

Odilon agradeceu a receptividade da direção do Hospital e dos funcionários, o apoio e empenho dos vereadores e ficou feliz com o que viu em Ponta Porã. “Otimizar o atendimento é o nosso principal objetivo, afinal queremos oferecer tranquilidade à população de Aquidauana e região. A partir de agora vamos debater com a comunidade a implantação da gestão através de uma OSS no Hospital de Aquidauana, sendo que a prioridade é a população de nossa cidade. ”

Agora deverão ser realizadas audiências públicas para discutir junto à população e as entidades a real situação em que está o Hospital Regional e necessidade de terceirização do mesmo, numa parceria da Prefeitura de Aquidauana, Governo do Estado e toda a sociedade aquidauanense em busca da qualidade da gestão e pela implementação de soluções eficientes no que diz respeito a saúde em Aquidauana.