Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

Prefeitura Municipal de
AQUIDAUANA

(67) 3240-1400
prefeito@aquidauana.ms.gov.br
Rua Luiz da Costa Gomes , Nº 711

Abandono de gatos, implantação do CCZ e mutirão de castração é tema de reunião em Aquidauana

17/02/2017 13:46

       Uma das ações de valorização e fomento a cultura e turismo em Aquidauana e que estão nas metas do Governo Municipal via Fundação de Cultura/Turismo (Fundact) é reabrir o Museu de Arte Pantaneira, que possui um complexo com dois prédios e um casario.
       A Fundação de Cultura/Turismo elaborou todo o croqui da situação do complexo do museu, com planilhas dos custos da reforma da estrutura física predial e das instalações elétricas e hidráulicas e terá a parceria do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, com a cedência de militares para mão de obra na reforma do complexo do museu.
       Um dos prédios desse complexo é o que há muitos anos foi utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), na Rua Nelson Felício dos Santos. Pessoas de má índole tem abandonado gatos no Parque do Pirizal e esses felinos acabam por encontrar abrigo nesse imóvel do antigo IBGE.
       Várias pessoas, solidárias a causa de abandono dos felinos, se dispõem a irem no local alimentá-los. O problema se agravou no local com a falta de responsabilidade de muitos donos de felinos que acabam por abandoná-los, muitas das vezes, machucados e em situação de desnutrição.
        A Fundação de Cultura/Turismo ciente do plano de ação para reativação do museu e todo o seu complexo, promoveu ontem, 16, uma reunião com as protetoras e cuidadoras dos animais, representantes do Abrigo dos Bichos, equipe da Vigilância Sanitária, Coordenadoria de Controle de Vetores e Conselho Municipal de Saúde de Aquidauana.
        O objetivo da reunião foi o de definirem em comum acordo um prazo para que as cuidadoras dos animais possam desocupar o imóvel do antigo IBGE e a organização de uma comissão para buscar junto a Câmara Municipal e Prefeitura de Aquidauana providências no sentido de estabelecer políticas públicas para cuidados desses animais na cidade.
        Ficaram estabelecidas na reunião oitos ações, são elas: 1ª – Projeto para criação e implantação de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em Aquidauana, para atender com um programa de castração de cães e gatos e abrigo desses animais; 2ª – Realização de palestras educativas nos bairros e nas escolas da Rede Municipal, Estadual e Particular de Aquidauana, a ser realizado em parceria com o Poder Público Municipal e entidades protetoras dos animais, clubes de serviços e demais instituições do Município; 3ª – as protetoras dos felinos se comprometeram no prazo de até 60 (sessenta) dias, a contar de ontem, a retirarem os animais do imóvel do antigo IBGE.
        A 4ª ação é a constituída formal de uma comissão para a elaboração de um Projeto de Lei de iniciativa popular à Câmara Municipal de Vereadores e ao Poder Executivo Municipal, no qual serão debatidas, analisadas e elencadas as políticas públicas acerca dos cuidados e ações voltadas aos animais em Aquidauana, incluindo punições para quem praticar maus tratos e abandono. Já 5ª: solicitação de representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário de Aquidauana e do Conselho Municipal de Saúde para compor a comissão a ser constituída.
        A 6ª ação diz respeito ao estabelecimento de parceria entre as ONG´s protetoras dos animais e Poder Público Municipal com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para ações educativas, mutirão de castração e tratamento veterinário.
        Por fim, as 7ª e 8ª ações são, respectivamente, que o referido ofício seja apresentado na pauta da próxima sessão da Câmara Municipal de Aquidauana e seja encaminhado ao Poder Judiciário e Ministério Público de Aquidauana.
        Representantes das protetoras se organizaram para comparecer a Câmara Municipal de Aquidauana na próxima sessão, visando discutirem com os vereadores a viabilização do CCZ na cidade e parceria para mutirão de castração de gatos, pois a reprodução sem controle acarreta problemas de saúde pública.

Fonte: Rosileny Ribeiro/Fundact

Fonte: Agecom


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h