CAPS II organiza manhã de Carnaval para os usuários

24/02/2017 13:18

Esta sexta-feira (24) foi marcada pela alegria e animação na sede do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) em Aquidauana. A direção da unidade com apoio da Fundação de Cultura e da banda municipal Otávio Mongelli organizou uma manhã de carnaval para seus usuários, com marchinha, mimos e eleição do Rei e Rainha do carnaval.                               Os CAPS possuem caráter aberto e comunitário, com equipes multiprofissionais e transdisciplinares, que realizam atendimento a pessoas com sofrimento ou transtornos mentais graves e persistentes, sem excluir aqueles decorrentes do uso de crack, álcool ou outras drogas.                A modalidade CAPS II, instalada em Aquidauana desde de junho de 2005, atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. A equipe é composta por um médico psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico em enfermagem, assistente social, educador físico, cozinheira e auxiliar de serviços gerais.                 A unidade de Aquidauana tem hoje aproximadamente 400 pacientes inscritos, vindos não só do município mas também de Anastácio, Nioaque, Miranda, Bodoquena e Dois Irmãos do Buriti. Os usuários são classificados em 3 níveis distintos: não intensivo, semi-intensivo e intensivo. De acordo com estes níveis é determinado o tratamento. Na unidade são oferecidas consultas, oficinas terapêuticas e ainda refeições para aqueles que precisam de acompanhamento diário.         O Diretor do CAPS II, Franciony Bergman França, esclarece que o objetivo é estabilizar o quadro dos pacientes e assegurar-lhes reinserção social. “Nosso trabalho aqui é árduo, mas gratificante” afirma.        Franciony aproveitou a oportunidade para agradecer a presença do Diretor da Fundação de Cultura Humberto Torres e do Maestro Ramão Limonges e banda e afirmou que mais parcerias como esta serão feitas em busca do bem estar dos usuários do CAPS II. O Vereador Agnaldo da Silva, que dedicou parte de sua carreira como servidor público ao CAPS também se fez presente e foi recebido com muito carinho pelos usuários.

Fonte: Agecom