Núcleo de Hemodiálise promove Dia Mundial do Rim com orientações para a população

03/03/2017 11:53

A Prefeitura de Aquidauana através do Setor de Hemodiálise do Hospital Regional em parceria com a Gerência de Saúde convidada toda a população para o Dia Mundial do Rim com o tema “Doença Renal e Obesidade – Estilo de Vida Saudável para Rins Saudáveis” a ser realizado no dia 09 de março das 08 às 11:00hs na Praça dos Estudantes.

O objetivo é orientar sobre os riscos da obesidade para o desenvolvimento de doenças renais como de outros males para a saúde. Serão oferecidos:

Verificação da pressão arterial
Verificação da Glicemia Capilar
Orientação Nutricional
Avaliação do IMC
Orientação de Educadores Físicos

Pressão alta, diabetes mellitus, pessoas com DRC na família, fumo, problema no coração ou veias são alguns dos fatores que podem levar a problemas renais. A recomendação é dosar a creatinina no sangue e procurar um médico para fazer o exame de urina.

Esta á uma ação idealizada pelo Núcleo de Hemodiálise do Hospital Regional Estácio Muniz. O núcleo que funciona desde 2005, atende nos dias de hoje 93 pacientes sendo 39 de Aquidauana e 54 vindos dos municípios de Anastácio, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Nioaque.  O núcleo também preparou um material informativo contendo os fatores de risco e dicas de prevenção para ser distribuído entre a população.

Fonte: Agecom