Agradecimentos pelo 4º Pirafolia - Carnaval em Piraputanga

07/03/2017 09:38

Um evento, seja ele de pequeno, médio ou grande porte para ser bem-sucedido depende, acima de tudo, de organização e empenho de todos os envolvidos.

Foi na base da parceria e de muita dedicação dos envolvidos, que a 4ª edição do Carnaval de Piraputanga – Pirafolia foi realizado, de 25 a 27 de fevereiro, recebendo uma multidão estimada pelo Corpo de Bombeiros em 12 mil pessoas nas três noites de folia.

O público, de todas as idades, no Pirafolia se divertiu ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas tocadas pela banda Maestro Vandão & Os Tequilas, sambaram no ritmo da bateria da Escola de Samba Unidos da Ponte, de Anastácio e, ainda, puderam se reunir para dançar e participar do concurso de blocos.

O 4º Pirafolia teve também a participação especial da Miss Mundo MS, Renata Sena e do carnavalesco Kevin Constantino, que desfilaram e sambaram junto aos foliões.

Conforme estimativa da Polícia Militar e da equipe de segurança que atuou no Pirafolia, cerca de 12 mil pessoas passaram pelo evento nas três noites. Assim, Piraputanga sagra-se como o distrito do "carnaval ecológico" mais animado da região, com um perfil completamente voltado à presença das famílias e ao estilo musical das tradicionais marchinhas carnavalescas, que fizeram a alegria dos foliões.

O 4º Pirafolia é uma realização da Associação de Moradores de Piraputanga, que tem a frente o Vereador Youssef Saliba, com patrocínios do Atlântico Super Center, do empresário Jamilson Namme, do Deputado Federal Vander Loubet e da vice-governadora Rose Modesto; e com apoios da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendimento e Inovação/SECTEI, Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, do coordenador da Casa Civil na região – Zelito Ribeiro e da Prefeitura Municipal de Aquidauana, por meio de apoio das gerências.

A Fundação de Cultura/Turismo de Aquidauana, elaborou o projeto técnico para a Associação de Moradores capitanear recursos junto ao Governo do Estado e disponibilizou uma equipe para auxiliar na decoração, ornamentação, divulgação e logística antes, durante e após o evento. Além disso, a FUNDACT também marcou presença com turismólogas e estagiárias da UFMS, atendendo ao público das 8h às 21h no Posto de Informações Turísticas/PIT, em Piraputanga.

Uma semana antes do evento, a Gerência Municipal de Obras e Serviços Urbanos se antecipou em seu cronograma e em regime de mutirão executou com suas equipes de homens e máquinas toda a limpeza do distrito e manutenção dos próprios municipais, inclusive, atendendo a reivindicações da comunidade, que aproveitou a presença dos servidores da Obras para pontuar serviços que precisavam ser há muito tempo no Distrito, como, por exemplo, o patrolamento das ruas não pavimentadas.

Nas três noites de festa, as Gerências Municipais de Saúde (GESAU) e de Desenvolvimento Social (GMDES) e o Conselho Tutelar também enviaram equipes para trabalhar no atendimento aos foliões, com distribuição de preservativos e informativos de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e panfletagem contra a exploração sexual infanto-juvenil.

Destaque também foi a parceria da Polícia Militar, Rotai, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, que permaneceram nos três dias do evento, com significativo efetivo e viaturas.

Não pudemos viabilizar recurso financeiro. Em contrapartida, a Prefeitura esteve à disposição da comunidade em Piraputanga, colaborando com pessoal e logística na limpeza e organização. Fica aqui o nosso agradecimento às nossas equipes, à cada servidor que esteve lá trabalhando, que muito bem representou a Prefeitura, vestiu a camisa e ajudou a Associação de Moradores a fazer um evento que foi sucesso de público para toda a nossa cidade”, frisou o prefeito Odilon Ribeiro.

O diretor-presidente da FUNDACT, Humberto Torres, lembrou que o Pirafolia trouxe dividendos econômicos para a cidade. “Fizemos contato em todas as pousadas, campings e casas de temporada, enfim, com o trade local, e o resultado é positivo com o evento, o fluxo de turistas e visitantes foi intenso, muito maior do que ano passado, pois nessa edição, várias pousadas há 15 dias do Pirafolia, já não tinham mais hospedagem disponível”, revelou Humberto.

Em sua página pessoal no Facebook, o vereador Youssef Saliba, presidente da Associação de Moradores de Piraputanga, registrou um agradecimento: “obrigado a cada família, blocos, autoridades e foliões que estiveram conosco apoiando e prestigiando mais uma edição do Pirafolia, prestigiando a nossa querida Piraputanga. Obrigado Prefeito Odilon e primeira-dama Maria Eliza pelo apoio e presença no evento, aos colaboradores, patrocinadores, ambulantes e a toda a equipe de organização que não mediu esforços para fazer desse Pirafolia, um sucesso. Ano que vem, tem mais!”.

Fonte: Rosileny Ribeiro/Fundact

Fonte: Agecom