BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL PARTICIPA DA COMEMORAÇÃO DO DIA DO BIBLIOTECARIO EM CAMPO GRANDE

22/03/2017 13:45

No último dia 18 de março a bibliotecária Ana Maria Cipro, diretora da Biblioteca Pública Municipal Francisco Alves Correa participou do evento que ocorreu na Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos, na cidade de Campo Grande/Ms.

O evento contou com a presença de vários bibliotecários, membros da Associação Profissional de Bibliotecário de Mato Grosso do Sul, representante do Conselhos Regional de Biblioteconomia, prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad, Secretária Municipal da Educação Ilza Mteheus e vereadores.

Diversas atividades foram desenvolvidas, mas destacamos a palestra “A Importância da Biblioteca, da Leitura e Informação na Construção da Cidadania”, com a finalidade de promover o diálogo e a troca de saberes entre os diversos eixos da educação, bibliotecários, professores, estudantes, comunidade e usuários. O evento é parte integrante da Comemoração do Dia Bibliotecário, uma profissão que para muitos, é um portal para um mundo de magia.

O profissional bibliotecário gerencia informação, e não apenas livros, diz Blackman. A revolução tecnológica têm aberto novos mercados para o bibliotecário; o papel do bibliotecário vem passando por transformações. Antes éramos muito ligado aos livros físicos, fichas e manuais, mas, a partir do século XX, passamos a trabalhar com a informatização de sistema, ou seja, o livro físico tornou-se apenas uma dentre as várias informações que devemos gerenciar.

Com essas mudanças, a pesquisadora explica que, em vez de sumir, a profissão de bibliotecário vem sendo ainda mais valorizada, uma vez que, mais atuante, cria novas áreas para si, como é o caso da biblioteconomia social. Como nosso foco agora é a organização e catalogação da informação, hoje o bibliotecário vive a situação de gestor da cultura, porque o livro nada mais é do que um instrumento cultural que ao longo dos anos, vem sendo transformado até chegar na versão digital. O século XXI traz novos modelos, mas não acaba com o livro.

Horário de Funcionamento: De Segunda-feira a Sexta-feira das 7:00h as 17:30h

Fonte: Agecom