ESF Cipolândia teve Dia de Combate a Tuberculose

27/03/2017 10:11

Dia 24 de março é o Dia Nacional do Combate à Tuberculose e a ESF Cipolândia coordenada pela enfermeira Marlize promoveu Hiperdia com palestras voltadas ao tema. A campanha tem como meta orientar a população, divulgar os sintomas da tuberculose e encorajar as pessoas com suspeita de contágio a buscarem uma unidade de saúde para realização do exame – oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – de baciloscopia e, sobretudo, convencê-las da importância de completar o tratamento. A tuberculose atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.

Transmissão

Quando a pessoa contaminada tosse, fala ou espirra ela espalha no ar pequenas gotas onde ficam armazenados os bacilos. Dessa forma, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar estes bacilos para os pulmões. Portanto, a doença não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão. A causa está ligada às questões socioeconômicas, sendo uma das doenças mais antigas que se tem relato na humanidade. Por isso, ela está incluída na lista das prioridades do Ministério da Saúde. Nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando esforços para o controle da tuberculose, que continua sendo um grande problema de saúde pública, essencialmente em função do aparecimento da Aids, do aumento do processo migratório e da pobreza. Os índices da doença, que diminuíam gradativamente na década de 80, voltaram a crescer nos anos 90, associados ao também risco de aparecimento de bacilos resistentes.

SINTOMAS

Emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração são os sintomas da tuberculose. A prevenção da doença é feita através da vacinação com BCG em crianças menores de cinco anos e o encaminhamento de pessoas que convivem com o doente e os que têm sintomas respiratórios à Unidade Básica de Saúde para fazer exames.

Cura

Apesar de ser uma moléstia grave que pode levar à morte, o tratamento adequado garante a cura do paciente. Ao surgir sintomas como tosse por mais de três semanas, procure, rapidamente, a unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico e o tratamento são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Agecom