Aquidauana receberá prêmio concedido a apenas 15 cidades no Brasil

28/03/2017 10:54

A inscrição foi provocada pela escritora aquidauanense Raquel Anderson, através de case escrito por ela sobre escolas pantaneiras.

O prêmio INOVA CIDADES trata-se de um reconhecimento de gestão pública sobre o conceito de cidades inteligentes. A escritora Raquel Anderson reuniu-se com o Prefeito Odilon, a Vice-prefeita Selma Suleiman e equipe, para a propositura da inscrição, falou sobre o seu olhar para a gestão do mandato atual com as possibilidades da pedagogia da alternância. Foi divulgado o resultado e Aquidauana foi escolhida entre os 15 municípios do Brasil premiados.

A entrega do prêmio e divulgação do Case de sucesso serão em Curitiba, no mês de maio, como parte da programação do “SCBAC& E - Smart City Business America Congress & Expo”, realizado em Curitiba e que discute temas ligados à gestão das chamadas “cidades inteligentes”.  O objetivo é contribuir para a implantação de projetos que colaboram para a qualidade de vida por meio da sustentabilidade, mobilidade urbana e acessibilidade, por exemplo.
A pedagogia da alternância é um método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre seu ambiente de vida e trabalho e o escolar.

O Prefeito Odilon recebeu com muita alegria e entusiasmo o resultado da premiação, “estou muito feliz com este resultado, pois é uma maneira a mais da sociedade conhecer o dia a dia dos nossos alunos das escolas pantaneiras, e saber como eles lidam com o meio ambiente, o cotidiano do trabalho e a parte pedagógica sem deixar de valorizar a cultura do homem pantaneiro” enfatizou o prefeito que agradeceu também o empenho, pesquisa e dedicação da escritora Raquel Anderson, que retrata de uma forma singela a cultura regional.

Segundo a organização da premiação, a principal intenção é demonstrar que a melhoria da qualidade de vida nas cidades envolve todos os segmentos, sendo um compromisso e dever de todos, colocando em pratica a somatória dos esforços individuais, coletivos e institucionais.