Aquidauana promove Seminário de Politicas Públicas para mulheres

30/03/2017 13:05

Neste dia 30 de março durante todo o dia acontece o seminário “O Protagonismo das Mulheres Sul-Mato-Grossenses Empoderamento e Empreendedorismo” O Evento está sendo realizado através de convênio firmado entre Governo Federal e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, para execução do projeto “Mulheres que promovem Políticas Públicas para Mulheres” O objetivo do seminário é fortalecer as gestoras municipais que atuam diretamente com as políticas públicas para mulheres, mulheres da comunidade local dos municípios onde estão situados os Organismos de Políticas para Mulheres e representantes locais, dotando-as de   conhecimentos necessários para intervirem na defesa e promoção das políticas públicas para as mulheres.

Em Aquidauana o evento foi organizado pela Prefeitura Municipal através da Gerência de Desenvolvimento Social e Economia Solidária e CRAM / Coordenadoria da Mulher. A abertura do evento contou com as seguintes autoridades; vereadores; Mauro do Atlântico, Cláudio Alviço, Edinho Grance, o Presidente da Câmara Valter Neves e falou representando as mulheres a vereadora Lenilda Damasceno, juntamente na mesa de autoridades o Gerente de Ação Social, Marcos Chaves, a Coordenadora do CRAM de Aquidauana Thiele Cruz Magalhães, Comandante do 9º BEComb Coronel Bogoni, Prefeito de Anastácio Nildo Alves  e a Primeira Dama Cassia, A Primeira Dama de Aquidauana Maria Eliza Ribeiro, representando o Prefeito Odilon a Vice-Prefeita Selma Suleiman e a Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres de MS, Luciana Azambuja.

A solenidade de abertura aconteceu no Auditório Paulo Corrêa de Oliveira no Campus II da UFMS, e estende -se em período integral (08hs às17hs30min). Este seminário será dirigido para mulheres dos municípios de Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e Miranda.

PALESTRANTE: Aparecida Gonçalves

TEMAS A SEREM ABORDADOS: - Políticas Públicas para Mulheres – gênero, raça e etnia; - Participação da Mulher nos Espaços de Poder e Decisão; - Políticas Públicas para Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas; - Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio;

METODOLOGIA: 8:00h – Abertura do Seminário. 8:30h às 11:30h – apresentação dos temas “Políticas Públicas para Mulheres – gênero, raça e etnia” e “Participação da Mulher nos Espaços de Poder e Decisão” (com oportunidade para debates e questionamentos pontuais). 11:30h às 13:00h – intervalo para almoço. 13:00h às 15:00h – apresentação dos temas “Políticas Públicas para Enfrentamento à Violência contra Mulheres e Meninas” e “Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio”. 15:00 às 15:30 h – intervalo e apresentações pessoais / troca de informações / exposição de artesanato local, produtos da agricultura familiar, etc. 15:30h às 17:30h – debates e questionamentos sobre Violência contra a Mulher / Rede Municipal de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. 17:30h – encerramento e entrega dos certificados para as participantes.