Programa AABB Comunidade retornou atividades nesta quarta-feira

05/04/2017 12:06

A Prefeitura de Aquidauana em parceria com agência local do Banco do Brasil reiniciou nesta quarta-feira, 05 de abril, as atividades do Programa AABB Comunidade, realizado na sede da Associação Atlética Banco do Brasil no bairro da Serraria. A abertura do ano letivo contou com a presença da Professora Ivone Nemer - Gerente Municipal de Educação.

O senhor Luiz Arnaldo Shunke - Gerente da agência local do BB esteve presente proferindo palavras de motivação aos educandos. Cleriton Alvarenga – Educador Físico que assumiu a coordenação do AABB Comunidade este ano conta um pouco mais: “Este programa é desenvolvido com recursos da Associação Banco do Brasil e a Prefeitura Municipal fica responsável pelos profissionais que atuam com aqui. Temos capacidade de atender até 100 crianças e jovens com diversas atividades pedagógicas e esportivas” informa.

O Programa AABB Comunidade consiste em uma proposta de complementação educacional, baseada na valorização da cultura do educando e de sua comunidade. Essa complementação é efetivada por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em torno de áreas como saúde e higiene, esporte e linguagens artísticas, possibilitando a construção de conhecimentos e o acesso à cidadania.

A proposta metodológica do Programa foi desenvolvida, em julho de 1997, pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da Pontifícia Universidade Católica – NTC/PUC/SP, tendo como princípio a Pedagogia dos Direitos, a ludicidade e a leitura da realidade social do educando, da família e da comunidade. Com fundamentação no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, o Programa, que tem como objetivo fundamental a complementaridade escolar e a inserção social, atende a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 18 anos incompletos.

“A experiência e os resultados obtidos ao longo desses anos comprovam que o Programa é viável e vem atingindo os objetivos propostos. O seu sucesso, todavia, somente ocorre quando há envolvimento de todos os segmentos da sociedade” informa a Direção Nacional do programa.