Aquidauana presente no Encontro de Gestores da Assistência Social do Centro Oeste

07/04/2017 09:31

Nesta quinta-feira (6) e sexta-feira (7), a assistência social está sendo debatida em Campo Grande, com participantes da Região Centro Oeste. O encontro, realizado na Escola do SUAS/MS, tem como principal tema “O Plano Decenal de Assistência Social, Compromisso na Defesa dos Direitos e a Efetivação do Sistema Único de Assistência Social – (SUAS) ”.

Presentes no evento a Primeira Dama de Aquidauana Maria Elisa Ribeiro, Marcos Chaves Gerente de Ação Social e Sandra Cristina Coordenadora da proteção Básica GMDSES. “Estamos com olhares voltados para a assistência social.

Este evento é de fundamental importância para que nossos profissionais façam uma reflexão da assistência social, troquem experiências e que as mesmas sejam aplicadas em prol das pessoas carentes de nossa cidade”, declarou a Primeira Dama. A troca de experiência será fundamental para atender a demanda de pessoas carentes. “O CONGEMAS proporcionará conhecimentos para todos os participantes e com certeza novas alternativas serão estudadas e colocadas em prática na assistência social da nossa cidade”, analisou Maria Elisa.

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS, propõe um amplo debate avaliativo do Sistema Único de Assistência Social – SUAS em nível nacional, com ênfase no Plano Decenal (2016-2026), com a realização dos encontros regionais que acontecerão no decorrer de 2017.

Segundo Marcos Ferreira Chaves o evento fortalecerá as políticas sociais para toda Região Centro Oeste. “Vamos traçar metas e planos para desenvolver políticas de assistência social em nossa cidade. Temos certeza que o aprendizado será fundamental para quem trabalha na assistência social”, afirmou. A importância dessa capacitação é buscar orientação junto aos técnicos do SEDASTH e do MDSA (Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário) para garantir recursos federais e estaduais além de ter Aquidauana envolvido no cenário nacional da política da Assistência Social.

O evento contou com a presença do deputado Lídio Lopes, secretário Nacional de Renda e Cidadania, Thiago Falcão, prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira; secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant; presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, Vanda Anselmo e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre.