Prefeito Odilon e Vice Selma participam do Dia da Arma de Engenharia no 9º B.E Cmb

10/04/2017 14:35

O Prefeito Odilon Ribeiro acompanhado de sua esposa Maria Eliza e da Vice-Prefeita Selma Suleiman esteve na manhã desta segunda-feira (10) no 9º Batalhão de Engenharia de Combate participando do Dia da Arma de Engenharia, celebrado no dia 10 de Abril pelo Exército Brasileiro. As características da Arma zul-turquesa são personificadas na figura do tenente-coronel João Carlos de Villagran Cabrita.
Também participaram deste dia de celebração autoridades civis e militares da capital do Estado além de Aquidauana e Anastácio.

O Tenente Coronel Bogoni – Comandante do 9º B.E Cmb acolheu a todos e lembrou que a capacidade de movimentar a tropa e a realização de trabalhos de engenharia são imprescindíveis para as ações militares. Segundo ele, a história da Engenharia Militar brasileira remete ao Brasil Colônia, quando os portugueses, frente à ameaça de perder o território recém-conquistado, iniciaram a construção de vários fortes em pontos estratégicos do solo brasileiro.

O General Gerson Menandro – Comandante Militar do Oeste também proferiu palavras de motivação e agradecimento aos militares e civis presentes e reiterou o valor e reconhecimento devido ao 9º B.E Cmb por sua rica história e por ter ainda a honra de ser incorporado à Força Expedicionária Brasileira, para os combates na Segunda Guerra Mundial.

É importante lembrar que o glorioso 9º B.E Cmb participou com êxito das batalhas de Monte Castello, Castelnuovo e Montese na grande guerra. A construção de uma ponte sobre o rio Arno, na Itália, foi a primeira missão bem sucedida da FEB. Também foi responsável pelo que é considerado o maior troféu de guerra conquistado pelo Brasil, uma bandeira alemã apreendida em 1945 na região de Scodogna.

Terminada a solenidade, todos foram convidados para assistir um divertido e árduo desafio entre Exército e Corpo de Bombeiros na modalidade “Remo de Guerra”, onde duas embarcações são presas uma a outra por um cabo, sendo campeã aquela que chegar primeiro à margem. Também foi servido um almoço com música regional ao vivo.

Fonte: Agecom