Fundação de Cultura manifesta apoio a criação do Prêmio Aquidauana Literário de Poesias

24/04/2017 12:08

Na manhã do dia, 20, aconteceu a primeira de uma série de reuniões técnicas da parceria que está sendo estabelecida entre a Câmara de Vereadores e a Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana. A parceria trata da realização do 1º Prêmio Aquidauana Literário de Poesias, um projeto de evento anual, de iniciativa e autoria do vereador Anderson Meireles (PSB), que foi apresentado para deliberações, passará na próxima semana para discussão e análise nas comissões parlamentares da Casa de Leis e, posteriormente, será votado em plenário pelos edis.

Na prática, o Prêmio Aquidauana Literário irá oportunizar que alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio inscrevam poesias inéditas, que serão lidas e avaliadas por uma comissão julgadora a ser formada e que premiará ao final as três melhores poesias de cada categoria. Conforme explicou o vereador Anderson Meireles, o projeto vem ao encontro da necessidade das escolas da rede pública e particular de fomentar a produção literária e o protagonismo juvenil entre os alunos. “Se aprovado pelas comissões e em votação no plenário, o Prêmio Aquidauana Literário de Poesias poderá após sansão do prefeito Odilon Ribeiro, compor oficialmente a programação dos 125 anos de Aquidauana.

Estamos na expectativa! Portanto, para discutir cada item desse Projeto de Lei reunimos representantes das escolas da rede pública de Aquidauana e da Fundação de Cultura e Turismo, ouvimos, pontuamos e elencamos alterações na redação do projeto e agora vamos dispor para a análise das comissões”, destacou o vereador Anderson Meireles. Representando na reunião técnica a Fundação de Cultura de Aquidauana, o diretor do Núcleo de Produção e Difusão Cultural, Clóvis Pacheco frisou que a fundação ao tomar conhecimento do referido Projeto de Lei, imediatamente se colocou à disposição para colaborar na implementação do mesmo.

“Poesia é arte e cultura! Esse prêmio será uma oportunidade excelente para as escolas inscreverem seus alunos, eles mostrarem o talento literário que possuem e, claro, a nossa cidade descobrir esses jovens poetas, que nas nossas escolas estão transformando palavras em arte e poesia, como forma de expressão e de comunicação. A Fundação de Cultura de Aquidauana será uma parceria dessa iniciativa”, afirmou Clóvis Pacheco.

Fonte: Rosileny Ribeiro/Fundact