Gerência de Saúde de Aquidauana realiza Campanha de Vacinação da Influenza

25/04/2017 14:21

A Campanha Nacional de Vacinação será realizada com definição de grupos prioritários para receber a vacina. Reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação é o objetivo da campanha.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A meta para vacinar é 90% de cada um dos grupos prioritários, totalizando 17.682 pessoas em Aquidauana.

Grupos prioritários para a vacinação:
Crianças de seis meses a menores de cinco anos;
Gestantes;
Puérperas;
Trabalhador de Saúde;
Povos indígenas;
Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade, (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas). A vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

DATAS PARA VACINAÇÃO DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS 17/04 – Grupos de Profissionais de saúde e crianças de 06 meses a menores de 02 anos;
24/04 – Gestantes, puérperas e crianças de 02 anos a menores de 05 anos;
02/05 – Idosos, professores, indígenas, Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas).

ENCERRAMENTO DA CAMPANHA 26/05 PROCURE A ESF MAIS PRÓXIMA DA SUA CASA.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VACINAÇÃO DE INFLUENZA: CRIANÇAS: CADERNETA DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA;

GESTANTES: CARTÃO DE GESTANTE;

PUÉRPERAS: CARTÃO DA GESTANTE;

IDOSOS: CARTEIRINHA DO IDOSO OU DOCUMENTO DE IDENTIDADE;

PROFESSORES: TERMO PARA PROFESSORES ATUANTES EM SALA DE AULA ASSINADO E CARIMBADO PELA DIREÇÃO DA ESCOLA;

PESSSOAS PORTADORAS DE DOENÇAS CRÔNICAS: LAUDO MÉDICO;

TRABALHADORES DE SAÚDE: APRESENTAÇÃO DA CARTEIRA DO CONSELHO DE CLASSE E COMPROVAÇÃO DO SERVIÇO COM ASSINATURA E CARIMBO DO EMPREGADOR;

INDIGENAS ALDEADOS: A VACINAÇÃO SERÁ REALIZADA PELA EQUIPE DA SESAI.

MINISTÉRIO DA SAÚDE
PREFEITURA MUNICIPAL DE AQUIDAUANA