Biblioteca Municipal Francisco Alves Correa participa do Curso para Gestores

25/04/2017 14:27

A Bibliotecária Ana Maria Cipro, da Biblioteca Pública Municipal Francisco Alves Correa participou no dia 20 de abril (quinta-feira), no Museu da Imagem e do Som, do Curso Básico para Gestores de Bibliotecas Públicas. Curso este proveniente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul, com apoio da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim.

A intenção foi atualizar os representantes de bibliotecas do Estado e ampliar a visão a respeito da importância desse equipamento público para o desenvolvimento social e econômico dos municípios.
Dentro da programação do curso foi abordado o desenvolvimento das políticas públicas para o livro, leitura e bibliotecas, conceitos, gestão, organização e atuação nestes espaços, oferecendo aos gestores novos conceitos administrativos e de progressão, e também um debate sobre a atualização e melhorias na comunicação entre o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e as bibliotecas públicas municipais, para garantir a promoção de trabalho em rede. No curso foi citado que no estado de Mato Grosso do Sul todas as cidades possuem bibliotecas públicas, mas somente 7 tem o profissional bibliotecário atuando e Aquidauana está entre essas 7 cidades.

Os ministrantes do curso foram: Fábio Mota Queiroz (formado em Biblioteconomia pelo Instituto Superior da Funlec e pós-graduado em Tecnologias Educacionais pela PUC) e Melly Fátima Goes Sena (formada em Letras e Jornalismo com mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. SEBP/MS Há dez anos o Estado de Mato Grosso do Sul com o intuito de apoiar seus municípios na ampliação e fortalecimento de suas bibliotecas públicas estaduais, municipais e comunitárias, instituiu seu Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas – SEBP/MS O Estado de MS foi o primeiro a zerar o número de municípios sem bibliotecas públicas no país e busca por meio da FCMS, SEBP/MS, SNBP e prefeituras, estimular a preservação, o desenvolvimento e a qualificação destes equipamentos culturais por meio de ações que colaborem com o Plano Nacional do livro e da Leitura PNLL e Plano Estadual do livro e da Leitura PELL – MS, que coopere com as metas do Plano Nacional e Plano Estadual de Cultura de MS e Plano Nacional e Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência.