Prefeito de Aquidauana visita o museu

27/04/2017 10:10

Os museus são instituições que estão a serviço da sociedade e abertas a ela. Mostra a evolução do homem e da sociedade ao longo do tempo. Os museus têm como finalidade o lazer, turismo, cultura, educação e a pesquisa. Pensando em todos esses fatores, que o prefeito Odilon Ribeiro por meio da Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana (Fundact) está somando esforços e parcerias para reativar o Museu de Arte Pantaneira “Manoel Antônio Paes de Barros”, que está fechado desde 2012. Hoje, 25, após cumprir agenda na formatura dos novos cabos da Polícia Militar, o prefeito Odilon Ribeiro esteve visitando o complexo do Museu de Arte Pantaneira, que compreende o casario e as salas laterais. O prefeito Odilon se sensibilizou com a situação de abandono em que o prédio se encontrava ao assumir a gestão.
          Conforme depoimento dos servidores da Fundação de Cultura, que estão trabalhando no museu, foram mais de semanas intensas de dedicação à limpeza pesada dos cômodos do casario e das salas laterais onde se encontram armazenados parte do acervo do museu e da Banda Municipal Otávio Mongelli. “Vamos dedicar em nossa gestão atenção especial ao museu e aos projetos que temos para desenvolver aqui, como, por exemplo, a nossa banda municipal. Ficamos tristes em ver uma estrutura tão ampla e repleta de histórias e importância para a cidade no estado de abandono. Vim in loco conferir a situação do museu e comunicar a equipe da Fundação de Cultura e Turismo que podem providenciar a finalização do projeto de reforma e reativação do museu e da Banda Municipal Otávio Mongelli”, frisou o prefeito. Segundo afirmou o prefeito Odilon, a reforma e a reativação do museu serão feitas com parcerias.
          Quanto a banda municipal, ele solicitou que a Fundact dê encaminhamento ao processo de reativação, inclusive, com orçamento para novos uniformes para as crianças e adolescentes que se matricularem para a banda. “Desejamos muito poder ver a nossa Banda Municipal Otávio Mongelli desfilar e tocar no aniversário da nossa Aquidauana”, revelou o prefeito.
          O diretor-presidente da Fundact, Humberto Torres agradeceu ao prefeito pela atenção dispensada ao projeto que a fundação tem feito para reativar e reformar o museu, bem como, iniciar as aulas de teoria musical para formação dos novos alunos para a banda municipal voltar à ativa. “Eu e minha equipe temos nos esforçado em busca de apoios e parcerias para que o museu reabra suas portas e a banda municipal seja reativada, envolvendo as crianças e adolescentes da nossa cidade. Para nós significa muito saber que o prefeito está sensibilizado e com força de vontade para colocar o museu e banda municipal para funcionar”, afirmou Humberto Torres.
          Para a próxima sexta-feira, 28, foi agendada pelo prefeito uma reunião com o diretor Humberto Torres, o gerente de Administração, Euclides Nogueira e o diretor do museu, Prof. Ipojucan Prade para a apresentação da planilha orçamentária e do projeto da reforma do museu. Também acompanharam a visita ao museu, a assessora do prefeito, Prof.ª Luzia Cunha, o gerente de Comunicação da prefeitura, Alex Mello, o diretor do Núcleo de Promoção e Difusão Cultural, Clovis Pacheco, o maestro Ramão Limonges e a servidora do museu Laete Maria de Souza.

Fonte: Rosileny Ribeiro/Fundact