PIRAPUTANGA: Reunião discute criação de museu ferroviário e espaço para atividades culturais e

08/05/2017 17:12

Na última quinta-feira, 04, aconteceu uma reunião importante no distrito de Piraputanga, convocada pela Associação de Desenvolvimento do Turismo da Estrada Parque de Piraputanga (ATUPARK).
O objetivo da reunião foi a apresentação do projeto de revitalização da Estação Ferroviária de Piraputanga, onde a ATUPARK idealiza criar um museu ferroviário e um centro de atividades sociais e culturais.

Em 2015, a ATUPARK oficializou uma solicitação à Prefeitura de Aquidauana de cessão de uso da área da antiga Estação Ferroviária por um período igual ou superior a 10 anos, com a proposta de associação promover ações no local para: preservar, pesquisar e divulgar a história e a memória ferroviária; desenvolver atividades culturais, implementar projetos e intervenções culturais e educacionais, como, por exemplo, de incentivo à leitura; contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio de ações de capacitação profissional; contribuir com a estruturação do Posto de Atendimento ao Turista de Piraputanga e no desenvolvimento e comercialização de produtos regionais.

Em resposta a solicitação, o prefeito da época autorizou à ATUPARK que utilizasse do espaço. No entanto, a ATUPARK tem ciência de que a posse definitiva do imóvel é necessária, uma vez que a Estação Ferroviária pertence ao grupo Rumos Engenharia e ao DNIT. “Temos o receio de continuar nossas atividades, somar parcerias para reformar o prédio, instalar o museu e realizarmos o que temos planejado para esse local e no futuro perdemos a cessão de uso do espaço. A ATUPARK é uma associação pequena, porém tem sido fortalecida com apoiadores que sabem o valor dessas ações para o fomento do turismo local. Portanto, nos reunimos aqui para buscarmos uma solução comum e fortalecer a associação para buscar a cessão definitiva do imóvel”, explicou o presidente da ATUPARK, Jaime Perico.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana, Humberto Torres se fez presente com sua equipe técnica e declarou que a fundação estará colaborando com as iniciativas de fomento ao turismo, que as portas estão abertas para a associação e que a proposta da ATUPARK para esse segmento é de grande valia.

O vereador Youssef Saliba, representando a Câmara Municipal e a Associação de Moradores de Piraputanga, disse na reunião que estará elaborando um projeto de Lei de concessão do Título de Utilidade Pública para a ATUPARK, pois assim, a associação terá mais força para buscar recursos em outras fontes públicas, visando realizar as ações de fomento ao turismo no distrito de Piraputanga.
A reunião foi lavrada em ata, que irá compor um documento oficial para solicitação da cessão de uso definitiva do prédio ao DNIT. A reunião contou também com a presença de empresários e comerciantes de Piraputanga e Camisão, representante da Associação de Moradores de Camisão; a empresária Lejania Ribeiro, da Buriti Viagens e Turismo; a museóloga do IPHAN-MS, Sara Bernal; Rita Natalia, da Fundação de Cultura de MS; Éder Araújo, da Associação dos Ferroviários; e Geancarlo Merighi, da Fundação de Turismo de MS.

A ASSOCIAÇÃO - A ATUPARK foi constituída em 14 de julho de 2013, é uma associação de direito civil e privado, sem fins lucrativos, com sede e administração no Centro de Atividades Sociais do Distrito de Piraputanga, em Aquidauana, com jurisdição em todo o território nacional.
Dentre os princípios da associação estão: a conexão entre os associados voltada ao desenvolvimento turístico da região que abrange partes dos municípios de Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti; a participação e a inserção das comunidades no contexto turístico; o desenvolvimento turístico em harmonia com a natureza e as comunidades; a integração com o meio ambiente natural, artificial e cultural; condutas positivas e dinâmicas de desenvolvimento sustentável; e a integração a cadeia produtiva da região que envolve os distritos abraçados pela Estrada Parque de Piraputanga visando o desenvolvimento sustentável da atividade turística.

Fonte: Rosileny Ribeiro/FUNDACT