Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

Prefeitura Municipal de
AQUIDAUANA

(67) 3240-1400
prefeito@aquidauana.ms.gov.br
Rua Luiz da Costa Gomes , Nº 711

Prefeito Odilon Ribeiro Lança o Programa ID Jovem no IFMS

22/05/2017 13:07

Na manhã desta segunda-feira, 22 de maio, a Prefeitura de Aquidauana através da Gerência de Desenvolvimento Social e Economia Solidária e da Coordenaria da Juventude promoveu no auditório do IFMS o lançamento do ID Jovem, documento que objetiva possibilitar acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artísticos-culturais, esportivos e vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

O benefício será concedido através de um documento de identificação virtual pessoal e será destinado a jovens de baixa renda, com idade entre 15 a 29 anos de idade. A cerimônia lotou o auditório do IFMS – Aquidauana e contou com a presença do prefeito Odilon Ribeiro, deputado Felipe Orro, vereador Claudio Alviço representando a câmara, Matheus Araújo representado a Secretaria Nacional da Juventude, Thiago Freitas, Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude de MS, Marcos Chaves Gerente de Ação Social, Alcindo Junior Coordenador da Juventude de Aquidauana, Bruna Toyota Presidente do Grêmio do IFMS, Hilda Romero Diretora do IFMS e inúmeros jovens e estudantes buscando entender melhor como funcionará este benefício.

 O lançamento regional do programa foi uma solicitação da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude de Mato Grosso do Sul, que está engajada para que todos os municípios do estado possam ter ciência do programa, dispor de materiais para atendimento e ofertar capacitação para os gestores de Juventude, Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e Bolsa Família, dependendo do setor que cada município optar para ser o responsável por operacionalizar o programa da Identidade Jovem.

Entenda o Programa


 O documento dos jovens será virtual e controlado pela Caixa Econômica Federal, que ficará responsável também em desenvolver a página da web e aplicativo que permitirão aos jovens o acesso às informações sobre o benefício, além de consulta, alteração e emissão de segunda via do documento, tudo através do celular.

 Para ter direito ao documento da ID Jovem, além de compra idade entre 15 a 29 anos, é obrigatório que o cidadão comprove também renda familiar de até dois salários mínimos. Para que tenha direito a identidade, é obrigatório também estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que é um sistema que controla o cadastro dos dados de cidadãos de baixas rendas no Brasil. 

É necessário estar com dados atualizados no sistema nos últimos 24 meses. Através da análise dos dados do sistema, o Governo poderá identificar quais são as famílias que tem direito a benefícios sociais, como Bolsa Família, Salário Família e agora também o Identidade Jovem. Mais informações no site: http://identidadejovem.net/

Fonte: AGECOM


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h