Prefeitura de Aquidauana investe na qualidade da merenda nas escolas do município

26/05/2017 12:47

A administração atual tem investido na área da educação, haja visto que no início da gestão do prefeito Odilon Ribeiro foram retomadas várias obras importante como “creches” da vila Pinheiro, ao lado da escola Erso Gomes e Nova Aquidauana, obras estas que estavam paradas já alguns anos e por determinação do prefeito deverão ser entregues ainda este ano, outro fator importante foi a convocação dos profissionais da educação que passaram no último concurso, cumprindo desta forma um compromisso inserido no Plano Municipal de Educação.

Na zona rural compreendendo os distritos e aldeias a prefeitura tem tratado com seriedade e responsabilidade a educação a exemplo disto Aquidauana acaba de receber um prêmio importante nacionalmente o “Inovacidades” prêmio este que exalta o ensino das escolas pantaneiras. Hoje a referida escola conta com 263 alunos, sendo 200 alunos transportados diariamente das fazendas até as escolas situadas no pantanal e 63 alunos em regime de internato, em três núcleos escolares. Nas escolas em que os alunos são transportados diariamente, percorre-se 828 km/dia, entre as 58 fazendas do entorno até a escola sede. No que se refere à alimentação/merenda escolar, são servidos: café da manhã, lanche e almoço, no período matutino em dois Núcleos Escolares, tudo isso sob responsabilidade do município.

Uma questão importante que tem que ser levado em consideração é com relação quantidade e qualidade da merenda oferecida as crianças do município;
- Educação Infantil (Creche) – 3.175 refeições dia.
- Educação Infantil (pré-escola) – 1.952 refeições dia
- Ensino Fundamental Distritos – 451 refeições dia
- Ensino Fundamental Aldeias – 1.023 refeições dia
- Ensino Fundamental Urbano – 1.095 refeições dia
- Ensino Fundamental Escolas Pantaneiras – 1.025
- Educação de Jovens e Adultos -  169 refeições dia
- Total de 8.890 refeições dia.

Segundo o prefeito Odilon Ribeiro os investimentos ainda estão longe do esperado mas a prefeitura tem buscado de todas as formas diminuir as lacunas ainda existentes na educação do município, com apenas 5 meses de gestão e herdado muitas dificuldades o prefeito tem conseguido êxitos importantes para uma educação cada vez melhor, ”apesar de todas as dificuldades temos investido muito na educação porque acreditamos que o conhecimento tem um enorme poder de transformar as pessoas e desenvolver cada vez mais o nosso município e nós, como gestores, atuamos como facilitadores nesse processo, por isso queremos entregar as creches e aumentar o número de vagas de atendimentos das nossas crianças,” enfatiza o prefeito.