Equipe da Fundação de Turismo de Aquidauana participa de Fórum Regional do Pantanal

29/05/2017 13:36

No último dia 26, sexta-feira, a equipe técnica da Fundação de Turismo de Aquidauana participou do Fórum Regional de Turismo do Pantanal. O evento foi realizado em Miranda e contou com a participação de gestores públicos, empresários de toda a cadeia produtiva do turismo.

De Aquidauana, da Fundação de Turismo (Fundact) estiveram participando do fórum o diretor-presidente Humberto Torres, a chefe de gabinete, Geny Barbier e as turismólogas Aline Costa e Adriana Caravassilakis.

O fórum contou com duas importantes reuniões sobre o desenvolvimento regional do turismo. A primeira reunião aconteceu no período matutino e dentre os assuntos em pauta estavam: a política de preços 2017-2018; comercialização e relação com o mercado; a realização de feiras, road show e outras modalidades de incentivos para atrair turistas para o Pantanal Sul; realização de campanhas de marketing e outras formas de comercialização em todo o território nacional e Sul da América; e a criação do Observatório Estatístico de frequência de turistas em cada município integrante do Fórum Regional de Turismo do Pantanal, que são: Anastácio, Aquidauana, Corumbá, Ladário e Miranda.

A segunda reunião tratou especificamente de um a oficina de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2017 e da apresentação e discursão das ações da FUNDTUR – Fundação de Turismo de MS para esse ano.

A atualização do Mapa do Turismo de Mato Grosso do Sul abordada na reunião é imprescindível, pois as informações regionais irão compor o Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta importante para definir a estratégia de atuação do Ministério do Turismo (MTur) na formulação das políticas públicas para o setor.

Na oficina de atualização do Mapa do Turismo de Mato Grosso do Sul, os técnicos da Fundtur-MS apresentaram os critérios exigidos pelo MTur e pela Fundtur-MS para os municípios que queiram estar inseridos no mapa.  Entre eles, estão a existência e efetiva atuação de instâncias de governança, como o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) por exemplo.

“Na reunião, pudemos elencar as ações que estamos promovendo em Aquidauana para a reativação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Acredito que essa oficina de atualização do Mapa do Turismo de Mato Grosso do Sul foi importante para que os municípios recebessem informações técnicas mais atualizadas e pudéssemos esclarecer as dúvidas pertinentes ao planejamento das ações e políticas públicas de fomento ao turismo em nossos municípios do interior do Estado, como, por exemplo, Aquidauana”, pontuou o diretor-presidente da Fundact, Humberto Torres.

Além da atualização do Mapa Turístico Brasileiro, na oficina foram apresentadas as linhas de atuação da Fundação de Turismo 2017/2018: profissionalização da gestão (estadual e municipais), fortalecimento das instâncias de governança, inovação e diversificação da oferta turística, posicionamento de mercado e pesquisa.

Fonte: Rosileny Ribeiro/Fundact

Fonte: Agecom