Prefeitura de Aquidauana vai reativar fábrica de lajotas

01/06/2017 09:12

Com objetivo de revitalizar as ruas não pavimentadas de Aquidauana e atendendo uma determinação do prefeito Odilon Ribeiro, os titulares das pastas de Obras e Planejamento, Archibald (Mac) e Ronaldo Ângelo, respectivamente, estiveram na Base 02 da Obras, checando os equipamentos que serão utilizados na fábrica de lajotas que dentro em breve estará em atividades.“Dentro de pouco tempo, as lajotas estarão transformando a realidade das vias do município e de muitas famílias, acabando com a lama, poeira e valas que tanto incomodam esses moradores”, colocou Ronaldo Ângelo.

De acordo com o Gerente Mac, a fábrica vai gerar um custo benefício considerável aos cofres públicos do município. Disse ainda que o artefato será feito utilizando apenas cimento, arreia e pedrisco, sendo que cada unidade sextavada mede 30x30cm por 9cm de altura.Com essa metragem, continuou Mac, vamos utilizar em média 12,5 mil lajotas para calçar 100 metros de rua. Os equipamentos que serão utilizados na fabricação dos sextavados foram testados, sendo a mesa vibratória para misturar e compactar a lajota, duas betoneiras e as formas.

Na oportunidade, foram feitas algumas unidades como teste, o que agradou aos presentes. Salientou ainda o gerente, o alcance social que essa iniciativa vai trazer com a oferta de mão de obra, onde, num primeiro momento vai empregar diretamente em torno de seis pais de famílias que hoje estão desempregados. Além dos gerentes Mac e Ronaldo Ângelo, também estiveram acompanhando esse momento experimental, o Engenheiro Civil, Eduardo Alcantu; Técnico em eletricidade, Dilson Severino e diversos servidores da Gerência de Obras e Serviços Urbanos. (Assessoria GEMOSU).