Casa do Artesão terá evento e workshops gratuitos em comemoração aos seus 27 anos

09/06/2017 11:34

Domingo, 11, é dia de festa na Praça dos Estudantes em Aquidauana. Das 08h às 17h acontecerá um evento em comemoração aos 27 anos da Casa do Artesão de Aquidauana.
O evento é gratuito e contará com uma programação repleta de atividades para todas as faixas etárias. Haverá praça de alimentação, motorhome, exposição e comercialização de artesanatos e workshops gratuitos de artesanatos. As atividades promoverão a democratização das artes produzidas pelos artistas locais junto à comunidade.
“Procuramos com o apoio dos artesãos locais, ofertar oficinas nos workshops, gratuitas, para oportunizar que toda a comunidade participe. É uma forma de também ensinar artesanato como fonte de geração de renda e economia solidária”, explicou o coordenador do evento e assistente da Fundact, Kevin Constantino.
A Casa do Artesão de Aquidauana foi criada em 1999, ao longo de anos foi crescendo em seu acervo e hoje reúne mais de 8 peças de vários tipos de artesanatos, dentre elas, trabalhos em couro, esculturas em madeira, argila e arenito, rendas e bordados, artesanato terena e kadiwéu, artigos de decoração e acessórios de moda artesanais.
Lembrando que a Casa do Artesão expõe e comercializa peças de mais 200 artesãos, de Aquidauana, Anastácio, Miranda, Campo Grande, Três Lagoas e de várias aldeias indígenas.
Nesse contexto, a Casa do Artesão além dos artesanatos, comercializa diversos produtos alimentícios produzidos pela agricultura familiar e que são de provenientes de frutos do cerrado, dentre eles, a bocaiuva, cumbaru e pequi.
Além disso, periodicamente, na Casa do Artesão acontecem oficinas de produção de artesanatos e fabricação de polpas de frutas do cerrado, visando a capacitação de famílias de baixa renda do município.
Confira a programação do evento em comemoração aos 27 anos da Casa do Artesão:
08h – Abertura do evento e da Casa do Artesão;
09h – Apresentação do Coral da Escola Estadual Cejar;
10h – Apresentação da Banda de Percussão da Escola Cejar;
10h30min – Apresentação do Grupo de Dança Soul Hip hop;
11h - Workshops: Macrame com o Sr. Lourival da Silva Santos; Fuxicoterapia com a Srª Maria Santos Calonga;
13h - Apresentação Cultural
14h- Apresentação Cultural com Kévin Constantino;
14h30min – Apresentação do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro;
15h – Apresentação do cantor e compositor Rangel Castilho.

Fonte: Rosileny Ribeiro/Fundact