Público lota a Fundação de Turismo de Aquidauana na reunião de reativação do COMTUR

12/06/2017 13:24

O segmento turístico de Aquidauana começa a vivenciar ares de mudança. Na última sexta-feira, 09, ao final da tarde, uma importante reunião na Fundação de Turismo de Aquidauana marcou a reativação do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR.

O público-alvo da reunião foram os representantes da cadeia produtiva do turismo. O evento foi conduzido pela equipe da Fundação de Turismo de Aquidauana (Fundact) e teve a participação dos técnicos Diego Garcia e Geancarlo Merighi, técnicos da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundTur).

Participaram da reunião representantes da Igreja Matriz, Gabinete do prefeito, ABIMC, Associação de Moradores Indígenas de Taunay, empresas de transportes, agências de viagens, Casa do Artesão, Sindicato Rural de Aquidauana, hotéis e pousadas urbanas e rurais, Clube do Marketing, UFMS, UEMS, IFMS, Arpa, Rádio América FM, Rádio FM 87,9, site O Pantaneiro, Defesa Civil, Gerências Municipais, Câmara Municipal de Aquidauana, Restaurantes, Associação de Moradores de Piraputanga, Shopping Atlântico, Aeroclube de Aquidauana, Mercadão Municipal, Associação Cristã Resgate Social, Pharmacenter e Gerência Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente e Agecom.

O diretor-presidente da Fundact, Humberto Torres abriu a reunião se apresentando enquanto gestor municipal de Turismo, fez uma breve explanação sobre sua metodologia de trabalho na fundação e conclamou a cadeia produtiva do turismo para ajudar a reativar o COMTUR, como uma instância de planejamento participativo na gestão do turismo local. “A Fundact trabalha pautada nas Diretrizes da Política Nacional do Turismo em consonância com a política adotada pela Fundação de Turismo de MS, a qual agradecemos pela participação nessa reunião”, explicou.

O próximo a falar na reunião foi o técnico da FundTur-MS, Diego Garcia que parabenizou a Fundact pela iniciativa em logo no início da gestão mobilizar a sociedade para reativar o COMTUR, que segundo ele é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas do turismo local. Diego também fez questão de frisar aos presentes sobre a importância de se cadastrarem no CADASTUR, o que viabiliza que Aquidauana se fortaleça na participação em editais para apoio a projetos de eventos para o Município.

“O CADASTUR não gera nenhum encargo às empresas. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados, a quem se interessa em pleitear o FCO e é também uma importante fonte de consulta para os turistas”, afirmou o técnico Diego Garcia.

Na sequência, o técnico Geancarlo Merigni destacou que nunca havia participado de uma reunião de Conselho Municipal de Turismo em que houvesse a participação tão significativa da cadeia produtiva do turismo. “Costumeiramente vemos reuniões de COMTUR com pouca representatividade. Aqui nos surpreendeu tantas pessoas participando desse ato de reativação do COMTUR de Aquidauana. Que esse conselho venha para ajudar a difundir e promover o turismo no Município e contem conosco, pois a FundTur está à disposição de todos”, finalizou.

Após os discursos, foram apresentados dados técnicos de funcionamento da Fundact e da nova Lei Municipal nº 2.511/2017, que dispõe sobre a criação do COMTUR, mostrando as alterações que foram feitas na lei, visando ampliar a composição do conselho com maior representatividade do trade.

Na reunião, visando a escolha de 22 membros (titulares e suplentes), para a eleição da diretoria do COMTUR, o público se reorganizou por segmento, escolheram entre eles e indicaram os nomes para preencher as fichas de representatividade de acordo com a nova lei do conselho.

Hoje, segunda-feira (12), às 13 horas, as 22 pessoas que foram indicadas pelos participantes irão se reunir na Fundact para a eleição da nova diretoria do conselho. O COMTUR é de instância deliberativa, consultiva e de assessoramento.

Dentre as atribuições dos novos conselheiros do COMTUR estão: propor à Administração Municipal e à sociedade civil medidas de difusão e amparo ao turismo em colaboração com órgãos e entidades oficiais especializadas; promover a articulação de toda a sociedade por meio de campanhas que propiciem a transformação de cada cidadão em agente da imagem turística e defensor do patrimônio cultural e ambiental do município; estimular as atividades culturais e turísticas no município.

É importante lembrar que ser membro do COMTUR significa ter tempo disponível para o empenho na causa por ele defendida, envolver-se com os projetos do COMTUR e da Fundact visando alcançar os resultados almejados para o segmento turístico do Município.

Fonte: Rosileny Ribeiro/Fundact