Cultura de Aquidauana sedia ação cadastro e emissão gratuita da Carteira Nacional de Artesão

13/06/2017 11:52

Acontece amanhã, 14, em Aquidauana um mutirão para cadastramento dos artesãos e emissão da Carteira Nacional de Artesão e Trabalhador Manual.
A ação é uma iniciativa da Gerência de Artesanato da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul em parceria com a Fundação de Cultura de Aquidauana e irá emitir a carteirinha para os artesãos e trabalhadores manuais que criam peças que retratam a nossa cultura.
É importante ressaltar que a Carteira Nacional de Artesão é gratuita e é emitida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Para a emissão é necessário o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).
Para confirmação do registro, o artesão passa por uma prova de habilidades técnicas, cuja aprovação é da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Essa carteira é um documento de abrangência nacional e oferece diversos benefícios, como isenção de impostos em feiras ou vendas para outros Estados, descontos para compras em alguns estabelecimentos comerciais, possibilidade de comercialização em determinados espaços, como a Casa do Artesão, que só aceitam artesãos o documento em dia e possibilidade de tirar nota fiscal na Agência Fazendária.
Conforme informações da Fundação de Cultura de MS, o objetivo é garantir a emissão da Carteira Nacional do Artesão e Trabalhador Manual para os artistas que criam peças que retratam a nossa cultura.
Amanhã, dia 14/06, das 8h às 12 horas, o cadastramento será na sede da Fundação de Cultura e Turismo (Fundact), localizada na Rua Bichara Salameni, s/n, Estação Ferroviária.
No mesmo dia (14 de junho), das 8h às 16 horas, uma segunda equipe estará presente na Aldeia Terena Limão Verde, que fica na MS-345, a 23 quilômetros da sede do município. Serão beneficiados artesãos que repassam o ofício tradicionalmente de geração a geração.
Mais informações sobre a Carteira Nacional de Artesão e Trabalhador Manual no link: https://goo.gl/GQ1Pkt

Fonte: Rosileny Ribeiro/Fundact