Conselho Municipal de Turismo de Aquidauana elege nova diretoria

14/06/2017 12:56

Desde 2013 o Conselho Municipal de Turismo de Aquidauana (COMTUR) estava inativo. Essa situação passou a mudar a partir de fevereiro desse ano, quando a atual Administração Municipal por meio da Fundação de Turismo de Aquidauana somou esforços com a cadeia produtiva do turismo, a UFMS e com a Câmara de Vereadores para reativar o COMTUR.

Nesse processo de reativação, a lei municipal do COMTUR foi completamente revisada e atualizada e o conselho ganhou mais representatividade se comparado a estrutura anterior.

O prefeito Odilon Ribeiro, por sua vez, sancionou na semana passada a nova Lei Municipal nº 2.511/2017, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Turismo.

Com a lei sancionada e publicada, ontem, 12, os representantes da cadeia produtiva do turismo que compõem a comissão do COMTUR se reuniram na Fundact para a eleição da nova diretoria do conselho.

Por aclamação foi eleito presidente do COMTUR, o empresário e vereador Youssef Saliba. Os demais cargos da diretoria ficaram assim compostos: vice-presidente - o empresário e promoter Rodrigo Leite Cruz; 1º secretário – o empresário Renato Amorim; e 2ª secretária – Zenilda da Costa, do Sindicato Rural de Aquidauana. Além desses nomes, o COMTUR, conforme regimenta a Lei nº 2.511/2017, também contará com mais 18 membros que representam a cadeia produtiva do turismo em Aquidauana.

“Agora, no COMTUR, vamos buscar meios para fomentar o turismo de Aquidauana como um todo e nas várias modalidades. O COMTUR é um conselho deliberativo, consultivo e de assessoramento. Queremos fazer do conselho uma ferramenta para políticas públicas de desenvolvimento do turismo em Aquidauana, possibilitando, dentre outros objetivos, a geração de renda, empregos, visibilidade econômica e o turismo sustentável”, afirmou o vereador e presidente do COMTUR, Youssef Saliba.

O diretor-presidente da Fundact, Humberto Torres presidiu a reunião e frisou que o COMTUR ativo irá suprir uma lacuna importantíssima para a realização de ações e políticas públicas para o desenvolvimento do turismo. “Parabéns para toda a diretoria do COMTUR, juntos iremos trabalhar muito pelo fortalecimento do turismo em Aquidauana”, destacou.

O COMTUR é de instância deliberativa, consultiva e de assessoramento e os conselheiros, dentre as suas atribuições estão: propor à Administração Municipal e à sociedade civil medidas de difusão e amparo ao turismo em colaboração com órgãos e entidades oficiais especializadas; promover a articulação de toda a sociedade por meio de campanhas que propiciem a transformação de cada cidadão em agente da imagem turística e defensor do patrimônio cultural e ambiental do município; estimular as atividades culturais e turísticas no município.

Fonte: Rosileny Ribeiro/Fundact

Fonte: Agecom