PRÉ-NATAL DO PARCEIRO: UMA ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL

20/06/2017 12:49

No âmbito da saúde, o momento da gravidez é ímpar para envolver os homens com o autocuidado e atenção à parceira e a criança, ressignificando a concepção de que as ações de cuidado no pré-natal são de responsabilidade exclusiva das mulheres, o que está implícito no próprio conceito “materno-infantil”. Para romper com esta concepção o eixo Paternidade e Cuidado traz a estratégia do “Pré-natal do Parceiro”, nome que visa dar destaque ao pai/parceiro que se encontrava, até então, invisível neste processo.

Essa estratégia possibilita o diagnóstico precoce de uma série de agravos que tem acometido os homens, bem como a prevenção de doenças e promoção da sua saúde, além de contribuir de forma significativa para a redução da transmissão vertical da sífilis, HIV e outras ISTs que podem ser detectadas e tratadas com efetividade durante o pré natal da mulher, desde que o parceiro infectado venha aderir ao tratamento.

Pré-natal do Homem – confirmada gestação a unidade de saúde deverá:
1.Sensibilizar o homem e a comunidade sobre a importância da sua participação nas atividades do pré-natal, parto e puerpério, como forma de reforçar a tríade pai-mãe- filho;
2. Convidar o parceiro da gestante para realização da primeira consulta conjunta de pré-natal, onde serão solicitados exames de rotina, bem como Sífilis e HIV e atualização do cartão de vacina;

3. Convidar o parceiro sexual para consulta em atendimento individual, no prazo previsto de retorno dos exames para receber resultados e aconselhamento pós-teste;
4. Realizar aconselhamento, por meio de escuta ativa do parceiro, sobre: - promoção à saúde; -prevenção à ISTs; -informação sobre práticas sexuais seguras e demais situações de risco;
5. Oferecer grupos com temas voltados para: - o pré natal do parceiro (saúde sexual e planejamento familiar e reprodutivo, valorização da paternidade e cuidado, promoção do parto humanizado, direitos legais dos pais e parceiros, cuidado com crianças, relações de gênero, masculinidades, preconceitos em função da cultura machista, etc); - sua saúde de forma geral (prevenção de violências e acidentes).

Aquidauana adere essa estratégia através da Gerência de Saúde e Saneamento pela coordenação do Programa Saude da Mulher no qual a responsável é a enfermeira Ariane Beghelini Nogueira.

Além da inclusão do parceiro na participação do pre natal também estão sendo oferecidos pela estratégias de saúde da família horários alternativos, de forma a garantir o acesso do homem à unidade de saúde,  argumenta a enfermeira Ariane Beghelini Nogueira.