Espetáculo aquidauanense Paixão de Cristo entra para o Calendário Oficial de Eventos de MS

03/07/2017 11:15

Realizado em Aquidauana pela Cia Teatral AquidaArte, o espetáculo aquidauanense “Paixão de Cristo” passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul.

A Lei n° 5.014 de 28 de junho de 2017 foi sancionada pelo governador do Estado de MS, Reinaldo Azambuja e publicado no Diário Oficial do Estado na edição n° 9.440, de 30 de junho de 2017. O projeto de Lei é de autoria do deputado estadual Felipe Orro.

O reconhecimento do poder público dispensado ao espetáculo teatral deu-se devido ao gradativo crescimento do evento, que gera fluxo de grande público, movimenta o segmento cultural da cidade e gera renda, pois para atender o público nas três horas de espetáculo, vendedores ambulantes e várias barracas com comidas típicas são disponibilizadas numa praça de alimentação.

Para se ter uma noção da grandeza do espetáculo, na edição deste ano, mil cadeiras e oito arquibancadas foram disponibilizadas e, ainda, tinham centenas de pessoas que assistiram a peça em pé.

O diretor da Cia AquidaArte e diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana, Humberto Torres, bastante entusiasmado com a publicação da lei, agradeceu ao deputado Felipe Orro pela iniciativa e apoio.

“Esta Lei Estadual é muito importante para dar mais credibilidade ao evento perante aos órgãos que gerenciam e administram a cultural local, estadual e nacional, pois com essa inclusão no Calendário Oficial de Eventos de MS, esperamos ter mais facilidade na captação de recursos para os investimentos no espetáculo”, completou Humberto Torres.

O diretor lembrou ainda que a Cia Teatral é da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição e com a lei em vigência, esperam que mais recursos financeiros sejam alocados ao evento, haja vista que todo o trabalho é voluntário, envolve cerca de 150 pessoas, antes e durante o evento, que atuam na confecção dos figurinos, cenário, apoio técnico e atores.

“Já são três anos de muitas lutas, desafios e também muitas conquistas e emoção. Nosso coração transborda de alegria ao ver milhares de pessoas podendo prestigiar ao ar livre um espetáculo teatral, que além do papel evangelístico, é um evento cultural. Para nós é um privilégio poder dirigir e atuar na representação da Paixão de Cristo”, disse Humberto.

Vale lembrar que para a edição deste ano, a paróquia contou com a parceria da Fundação Municipal de Cultura e Turismo do município e aporte de R$ 8 mil do governo do Estado e contrapartida financeira da prefeitura.

“As pessoas usaram a criatividade para fazer esse evento ser grandioso, e a gente quer que ele seja cada vez maior, que se torne um atrativo turístico e cultural da nossa cidade. Estamos orgulhosos com essa conquista, com essa inclusão do Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul”, ressaltou o prefeito Odilon Ribeiro.

De acordo com a lei estadual, a encenação da peça teatral “Paixão de Cristo”, em Aquidauana: “fica incluída no Anexo ao Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, realizada anualmente durante a Semana Santa, no município de Aquidauana-MS”.

Fonte: Rosileny Ribeiro/Fundact

Fonte: Agecom