Equipe da Fundact realiza visita técnica no distrito de Taunay

20/07/2017 15:07

Com o objetivo de fazer um levantamento das potencialidades turísticas, formatar um roteiro para desenvolver o turismo na região e verificar a disponibilidade de instalação de uma base do Posto de Informações Turísticas (PIT), a equipe técnica da Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana visitou o distrito de Taunay.

A visita técnica foi realizada na última segunda-feira, 17, pelo diretor-presidente da Fundact, Humberto Torres acompanhado dos demais membros da fundação, Adriana Caravassilakis, Clóvis Pacheco, Heber Peixoto e Oracy Lopes.

A equipe foi recepcionada pela turismóloga do distrito de Taunay, Alda de Oliveira e pela professora Suely Rodrigues, que guiaram a comitiva da Fundact apresentando a estrutura dos prédios da antiga estação ferroviária, da escola e explicando como a comunidade indígena também idealiza o fomento ao turismo e à valorização cultural.

Segundo explicou o diretor Humberto Torres, em relação às atividades culturais do distrito, a Fundact também planeja elencar junto à liderança quais eventos e ações pertencentes a cultura indígena local podem ser trabalhadas junto ao turismo e na cidade.

As visitas técnicas são necessárias para o reconhecimento dos locais, para os primeiros contatos com a comunidade que reside neles e para o registro fotográfico e levantamento de dados primários para compor o projeto de desenvolvimento do turismo na localidade.

“O turismo indígena em Aquidauana tem tudo para ser bem desenvolvido, seguindo a vertente do ecoturismo aliado a educação ambiental e as atividades culturais que as comunidades indígenas mantém, como, por exemplo, a pintura corporal, as danças, as vestimentas, a culinária e o artesanato. O prefeito Odilon Ribeiro nos confiou essa missão de trabalhar o turismo também junto às aldeias locais como alternativa de renda, emprego e socialização para essas comunidades”, completou Humberto Torres.

Fonte: Rosileny Ribeiro/ Fundact

Fonte: Agecom