Secretaria Municipal de Educação e o Plano Nacional de Educação

28/08/2017 11:09

Em atendimento às diretrizes nacionais propostas no Plano Nacional de Educação, vigência 2014-2024 disposto na Lei nº 13.005, coube a criação do Fórum Nacional Popular de Educação, com a missão de desencadear nacionalmente as conferências previstas nos planos.

Para tal, o FEEMS (Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul), coordenado pela profa. Ordália Alves (UFMS), convocou os municípios esta semana para repassar o ‘Cronograma das Conferências Intermunicipais’, que na etapa de Aquidauana está prevista para 09 e 10 de novembro e atenderá os municípios de: Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e Miranda.

Na ocasião, representaram o município de Aquidauana membros do SIMTED e da Secretaria Municipal de Educação. As Conferências Intermunicipais antecedem as Conferências Estaduais que culminarão na Conferência Popular de Educação, a CONAPE/2018 que visa monitorar e avaliar o cumprimento do Plano Nacional pelos estados e municípios. Lembrando que esta lógica visa a construção participativa da política nacional de educação e tem a missão majoritária de conciliar as orientações nacionais com a realidade vivida pelas bases.