Fortalecimento da agricultura familiar em Aquidauana

31/08/2017 11:49

A agricultura familiar é um importante segmento para o desenvolvimento do Brasil. São aproximadamente 4,4 milhões de famílias agricultoras, o que representa 84% dos estabelecimentos rurais brasileiros. A agricultura familiar é econômica, vem dela 38% do valor bruto da produção agropecuária e o setor responde por sete em cada dez postos de trabalho no campo sendo responsável pela produção de mais de 50% dos alimentos da cesta básica brasileira.

Neste sentido, a Prefeitura   de Aquidauana, através da Secretaria Municipal de Produção e Meio Ambiente-SEPROMA, tem dado todo o incentivo e o apoio às atividades da agricultura familiar realizadas por pequenos produtores rurais, assentados e comunidades indígenas, através dos serviços de assistência técnica e de maquinários para o preparo da terra para o cultivo.

Recentemente, graças ao empenho do prefeito Odilon Ribeiro, a prefeitura recebeu, através de convênio, com o Governo do Estado/Agraer e Ministério do Desenvolvimento Agrário, dois novos tratores, duas grades aradoras, duas grades niveladoras e um rotoencanteirador (específica para a formação de canteiros para hortas).

Na Agricultura Familiar a Secretaria dá apoio e suporte a mais de 2 000 (dois mil) pequenos produtores rurais, distribuídos em: 09 aldeias indígenas, 04 distritos, 01 comunidade rural quilombola, 02 colônias rurais e 04 assentamentos. Neste ano, já foram atendidas mais de 70 famílias nas regiões do Morrinho, Camisão, Colônia Buriti, Piraputanga, Cipolândia, Taunay e aldeias indígenas.

Os principais produtos da agricultura familiar em Aquidauana, são mandioca, abóbora, milho, feijão, abacaxi, banana, farinha, rapadura, mel, doces, licores e grande variedades de hortaliças.

Outra importante ação, destinada a agricultura familiar em Aquidauana é qualificar a produção de gêneros alimentícios para atender o Programa Nacional de Alimentação escolar-PNAE, que determina que, 30% dos alimentos da merenda sejam oriundos da agricultura familiar.

“A prefeitura de Aquidauana, através da SEPROMA, atua junto aos pequenos agricultores, objetivando a sua organização social e econômica, garantindo o desenvolvimento local sustentável e a melhoria da qualidade de vida por meio do implemento à produção, a agregação de valor aos produtos, a diversificação, a geração de renda e o acesso ao mercado” ressaltou, o secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Aquidauana, o zootecnista e mestre em agronomia Roberto Valadares Santos.

Fonte: Agecom