Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

Prefeitura Municipal de
AQUIDAUANA

(67) 3240-1400
prefeito@aquidauana.ms.gov.br
Rua Luiz da Costa Gomes , Nº 711

Secretaria de Saúde: Nota à população e imprensa

12/09/2017 10:37

A Secretaria de Saúde do município de Aquidauana – MS, vem através desta esclarecer toda população e em especial aos usuários do SAE (serviço de atendimento especializado), antigo CRAES, que as informações que estão sendo veiculadas por alguns órgãos da imprensa não estão corretas.

O serviço de atendimento aos portadores de HIV e de combate às DST’s, NÃO está sendo fechado. O serviço está sim, passando por uma profunda reestruturação, pela qual o atendimento atualmente de cunho regional, passa a ser municipal. Não deixando, desta forma, de atender nenhum Aquidauanense e possibilitando a melhora na prestação deste serviço de saúde pública.

Para tanto, é necessário compreender, que a política de regionalização da atenção à saúde, que está sendo adotada pela atual gestão de saúde estadual, cortou o repasse financeiro que propiciava a manutenção de serviços especializados como SAE e CEM (centro de especialidades médicas), deixando por conta do município de Aquidauana a manutenção da folha funcional dos servidores que ali exercem suas funções.

Considerando que, este serviço, hoje atende Aquidauanenses e munícipes de outras cidades.

Considerando que, apenas a prefeitura de Aquidauana, através da secretaria de saúde, financia a folha funcional deste serviço Regional.

Considerando que está assegurado o envio mensal das medicações para os pacientes do serviço, inclusive antirretrovirais, assim como a manutenção dos estoques de testes rápidos em nosso município.

Considerando a lei de responsabilidade fiscal, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilização da gestão dos recursos públicos.

Considerando que estamos trabalhando para manutenção dos serviços essenciais de saúde para nossa população de Aquidauana.

Resolvemos manter o atendimento prioritário aos nossos usuários e contribuintes, respeitando o dinheiro arrecadado por nossa gente, transformando-o num serviço sustentável e de qualidade para os Aquidauanenses.

Para os demais usuários do SUS oriundos de outros municípios, estamos repassando a responsabilidade, desses atendimentos ao estado, que decidirá junto à CIB (Comissão Intergestores Bipartite) qual a melhor estratégia de efetuar esses atendimentos, que atualmente são financiados pelos tributos dos Aquidauanenses.

Para viabilizar a manutenção dos serviços prestados aos pacientes estamos organizando um espaço dentro do centro de especialidades médicas onde todos os nossos pacientes receberão um atendimento mais humano e de qualidade, nunca nos esquecendo das particularidades de cada caso, nossa equipe está motivada e decidida a proporcionar o melhor acolhimento aos nossos pacientes.

As medicações que eram dispensadas no SAE, serão agora dispensadas em nossa farmácia municipal ou entregue na residência dos pacientes, o que for melhor para nossos usuários.

A inclusão destes pacientes em nossa rede de atenção à saúde proporcionará que tanto o atendimento especializado, quanto o atendimento de demandas básicas e/ou multiprofissionais estejam ao alcance de todos.

Portanto, o município de Aquidauana, através da secretaria de saúde e do prefeito Odilon Ribeiro está compromissado em manter a saúde dos Aquidauanenses, neste sentido reforçamos que as informações veiculadas não correspondem à realidade.

Nossos pacientes continuarão recebendo atendimento médico (clínico e especialista), continuarão recebendo cuidados de enfermagem, atendimento psicológico e odontológico, assim como de toda nossa equipe multiprofissional.

Assim reforçamos nossa prioridade e compromisso com a população Aquidauanense.

Fonte: Agecom


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h