Dia 19 tem Feira da Estação e programação alusiva a Luta da Pessoa Portadora de Deficiência

15/09/2017 10:17

No próximo dia 19, terça-feira, a Esplanada Ferroviária vai sediar outra edição da Feira da Estação, das 18h às 23 horas, com dezenas de tendas de produtos alimentícios, hortifrútis e artesanatos.

A programação cultural da próxima Feira da Estação ficará sob o comando do Grupo Raça Pantaneira, que promete animar o público com boa música regional. O evento também terá a participação especial do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), de Aquidauana, que estarão realizando uma ação educativa e de sensibilização alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, comemorado em 21 de setembro.

A Feira da Estação é um evento tradicional no município, promovida pela Prefeitura por meio da Fundação de Cultura e Turismo, tem entrada franca e uma vasta opção de hortifrútis, cardápio variado desde comidas pantaneiras a culinária japonesa. Além disso, artesanatos e souvenirs encantam o público, com peças de ótimo acabamento e preços atraentes.

Para alinhar as atividades da feira com a ação de sensibilização do NASF, na última segunda-feira, 11, se reuniram a diretoria da Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana (Fundact) e a coordenação do NASF.

Na reunião, de acordo com a assistente social do NASF, Leandra Cauneto, o objetivo da ação é marcar a data do Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, como momento de trabalhar coletivamente com a comunidade sobre essa temática, inclusive, a prestação de atendimento à pessoa com deficiência no município.

A coordenadora do NASF, Evelyn Nepomuceno informou que o trabalho feito pelo núcleo em Aquidauana é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, psicóloga, nutricionista, assistentes sociais e educador físico.  A sede do NASF funciona anexa a ESF da Rua Duque de Caxias, no Bairro Alto e o telefone para contato é (67) 3241-3704.

FEIRA SOCIAL - A Feira da Estação tem perfil cultural e turístico, pois desde que foi idealizada a intuito e de que seja um evento periódico que agregue arte, cultura, culinária e turismo. No entanto, nas últimas edições, a programação da feira tem ganhado destaque em seu perfil socioeducativo.

Várias instituições têm procurado a Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana para realizar atividades incorporadas à Feira da Estação, como palestras, concursos culturais, panfletagens e atividades educativas.

“Atribuímos essa procura e interesse das entidades e escolas, devido a feira ter um público já consolidado e que abrange uma faixa etária variada, um público familiar e que tem na feira, um evento para lazer, happy hour e comercial, pois os preços e produtos são atrativos”, explicou Humberto Torres, diretor-presidente da Fundact.

Neste contexto, a Feira da Estação tem alcançado uma boa repercussão na cidade, graças ao apoio integral que a Administração Municipal destina ao evento, que somado a participação dos feirantes e artesãos tem alavancado cada edição da feira e tornando-a uma fonte geradora de renda e de economia solidaria no município.

Humberto lembrou que a feira e um evento comunitário que proporciona lazer, mas que também oportuniza que as instituições, secretarias e escolas possam mostrar e divulgar para o público suas atividades, eventos e prestação de serviços.

“O prefeito Odilon Ribeiro sempre frisou para nós, que a Fundact pode e deve estar aberta às parcerias que venham somar na programação do evento, enriquecendo-o e trazendo novidades e boa informação para o público que frequenta. Pois, se tem público, tem feirante e artesão vendendo, pessoas consumindo produtos e cultura. Estamos trabalhando para fortalecer ainda mais a feira, pois ela é uma fonte de renda para muitas famílias”, afirmou Humberto Torres.

Fonte: Rosileny Ribeiro/Fundact

Fonte: Agecom