Prefeito Odilon ratifica apoio ao 1º Seminário de Língua e Cultura Terena de MS

03/10/2017 13:46

A Organização dos Professores Indígenas Terenas da Terra Indígena Taunay/Ipegue (OPITTITI) em parceria com as universidades UEMS e Unicamp e a Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou hoje, 03, pela manhã, o encontro pedagógico para a organização do 1º Seminário de Língua e Cultura Terena.
O prefeito Odilon Ribeiro esteve presente no encontro pedagógico ratificando o apoio do Município, ao evento, que é pioneiro no Estado. Acompanhando o prefeito estavam a secretária municipal de Educação, Prof.ª Ivone Nemer, a vice-prefeita Selma Suleiman e a presidente da OPITTITI, Elinéia Luiz Paes, integrantes da comissão do seminário e a diretoria do SIMPRECAM.
Cerca de 150 professores e trabalhadores da educação participaram do encontro, que foi realizado na sede do SIMPRECAM e contou a palestra da Prof.ª Dr.ª Elisangela Amaral, da Unicamp.
“Aquidauana sediará um evento educacional pioneiro no Estado e que será de repercussão nacional. Sentimo-nos honrados em sermos parceiros para proporcionar que a temática da educação indígena em suas várias vertentes seja debatida em nossa cidade, com professores e pesquisadores renomados no país e, especialmente, junto com a nossa comunidade, nossos alunos e professores”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
O encontro pedagógico de preparação do o 1º Seminário de Língua e Cultura Terena teve o objetivo de reunir professores e autoridades de Aquidauana e da Aldeia Aldeinha de Anastácio para debaterem e elencarem propostas para o fortalecimento da língua e da cultura do povo indígena, além de tratar de políticas de melhoria e investimento para as escolas indígenas.
De acordo com a comissão organizadora, o 1º Seminário de Língua e Cultura Terena está previsto para acontecer no mês de Março de 2018 e deve contar com a participação de professores de vários lugares do país, lideranças e caciques da região.