Com dezenas de eventos agendados, Lagoa Comprida se torna espaço de inclusão social

04/10/2017 09:53

O Parque Municipal da Lagoa Comprida com a demanda de eventos no local e o visível aumento diário do fluxo de pessoas se consolida como espaço de inclusão social e lazer em Aquidauana.
O sentimento de zelo e de pertencimento por parte da população aumentou, desde que o parque começou a ser revitalizado por meio do plano de ações que o prefeito Odilon Ribeiro organizou com sua equipe e instituições parceiras para recuperar a Lagoa Comprida.
“Estamos percebendo que a população de Aquidauana tem definitivamente se apropriado do Parque da Lagoa Comprida. E isto é muito bom! Pois se a comunidade ‘abraça’ o projeto de revitalização do parque junto com a Administração Municipal, ganhamos reforço para zelar e cuidar da lagoa, um patrimônio natural de todos e que não medimos esforços para torná-la ainda mais bonita e receptiva, um cartão postal da nossa cidade”, explicou o prefeito Odilon Ribeiro.
Para se ter uma noção do aumento do fluxo de pessoas e de atividades realizadas no parque, somente nos meses de Agosto a Novembro, há mais de 20 eventos agendados na Lagoa Comprida.
Os investimentos já executados no parque como a recuperação da pista de caminhada, reforma e ampliação dos sanitários e a revitalização da quadra de vôlei e arquibancadas tem justificado a procura pelas instituições para sediarem eventos na lagoa.
“Anteriormente, o parque não oferecia condições mínimas para receber nenhum evento, principalmente, por conta da situação precária dos sanitários e da falta de iluminação. Nestes últimos três meses, o cenário é outro no parque. Ele está cumprindo sua função social de ser um espaço de preservação, educação ambiental, cultura, lazer e cidadania para a nossa população”, revelou o secretário municipal de Produção e Meio Ambiente de Aquidauana, Roberto Valadares Santos.
Dentre os eventos em destaque sediados no Parque da Lagoa Comprida estão as atividades desportivas e ambientais promovidas pelo 9º BECmb Carlos
Camisão, 7º Batalhão da Polícia Militar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade  Estadual de Mato Grosso do Sul.
Nas atividades da “Semana do Meio Ambiente”, mais de 600 alunos participaram de plantios de mudas, apresentações culturais, palestras, trilhas interpretativas e outras atividades. Nas ações do “Dia da Árvore” e, início da Primavera, houve plantio e distribuição de mudas para escolas, instituições, empresários, e até para outros municípios como Anastácio e Nioaque.
Também no Parque foram realizadas atividades do “Dia da Poesia” com alunos da Escola Estadual Dóris Mendes Trindade e do “Dia Internacional do Turismo”, em parceria com a UFMS. Já na próxima semana, o parque irá receber mais de 400 alunos que estarão comemorando o “Dia das Crianças” nas dependências da Lagoa Comprida.
VIVEIRO EM REFORMA - Este mês, uma equipe da prefeitura começou a trabalhar na reforma do viveiro municipal na lagoa, que também irá receber um novo sistema de irrigação. O viveiro municipal é importante para a cidade, pois nesse local são cultivadas mudas de árvores e espécies que serão, depois, reintroduzidas na natureza ou plantadas em parques, praças e demais áreas verdes no município.
SERVIÇO – O Parque da Lagoa Comprida tem guarda municipal e os portões ficam abertos diariamente, inclusive aos finais de semana, no horário das 06h às 22 horas. Mais informações: 67 – 3241-5874.