Slideshow Image 1
Slideshow Image 2
Slideshow Image 3
Slideshow Image 4
Slideshow Image 5
Slideshow Image 6
Slideshow Image 7
Slideshow Image 8

Prefeitura Municipal de
AQUIDAUANA

(67) 3240-1400
prefeito@aquidauana.ms.gov.br
Rua Luiz da Costa Gomes , Nº 711

SEMED realiza formação continuada com professores das escolas pantaneiras

16/10/2017 14:21

Durante a manhã e tarde desta segunda-feira, 16, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realiza uma Formação Continuada com os professores das escolas pantaneiras da Rede Municipal de Ensino.
A formação continuada é realizada no auditório da sede da SEMED sob a coordenação da secretária de Educação, Ivone Nemer e da diretora das escolas pantaneiras, Dilza Luzia Dantas.
A secretária Ivone Nemer, iniciou a formação saudando aos professores pelo seu dia e desejando votos de sucesso na trajetória profissional. Ela também agradeceu a presença dos professores e disse que a formação continuada para os profissionais das escolas pantaneiras era um desejo da SEMED e um grande desafio. 
“A rede pública de ensino em Aquidauana é privilegiada, pois temos em um único território escolas urbanas, pantaneiras, indígenas e ribeirinhas. É muita responsabilidade e diversidade numa única rede de ensino. A Administração Municipal por meio da SEMED traz hoje esses profissionais das escolas pantaneiras para participarem da formação continuada para debaterem a educação, as políticas públicas e para discutirmos o currículo das nossas escolas pantaneiras, que merecem esse olhar especial”, pontuou a secretária.  
Os professores participam de diversos momentos na formação continuada, em destaque é a palestra com a Prof.ª Dr.ª Hellen Paola Bueno, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana, que pesquisa sobre a saúde mental dos trabalhadores e esteve desde 2012 pesquisando as especificidades e saúde mental dos professores das escolas pantaneiras.
A Prof.ª Dr.ª Hellen Paola Bueno apresentou na formação continuada os resultados de sua pesquisa, compilados em sua tese de doutorado intitulada: Fatores de riscos psicossociais em professores de escolas pantaneiras: relações com estresse ocupacional.
Segundo a palestrante, os professores também apontaram ao longo das pesquisas, a necessidade de participarem de formações continuadas e de terem maior abertura para discutir o currículo escolar. 
“Que essa não seja a primeira e única formação continuada para os professores das escolas pantaneiras. Estamos iniciando com a UFMS em um projeto de extensão para que mais encontros como este sejam realizados, pois a realidade é diferenciada nas escolas pantaneiras e os professores tem a necessidade de também discutirem a educação e as políticas públicas para suas escolas”, explicou Hellen Bueno.
A SEMED coordena cinco escolas pantaneiras distribuídas em fazendas aquidauanenses. As escolas são mantidas pela Prefeitura de Aquidauana, por meio da SEMED, cedendo professores, materiais, transporte e merenda como principais subsídios, para atender pouco mais de 300 alunos. 
A Escola Municipal Polo Pantaneira se divide em cinco núcleos em Aquidauana: escola Joaquim Alves Ribeiro, localizada na Fazenda Taboco, é considerada a escola Polo e fica a 50 km do município de Aquidauana; Núcleo Escolar Santana, localizado na fazenda Santana, localizada a 95 km da sede do Município; Escolinha da Alegria, localizada na fazenda Primavera, que fica a 140 km de distância do município de Aquidauana; Núcleo Escolar Cyriaco da Costa Rondon, localizado na fazenda Tupãciretan, a 170 km do município de Aquidauana; e a escola Vale do Rio Negro, na fazenda Campo Novo, a 120 km de Aquidauana.

Fonte: Agecom


Prefeitura Municipal de Aquidauana

Luiz da Costa Gomes , Nº 711
Bairro Cidade Nova
Aquidauana / MS
CEP: 79200-000
Telefone: (67) 3240-1400

Horário de atendimento: de segunda à sexta, das 07h às 13h