Aquidauana ganha mamógrafo digital e começa a zerar fila de espera

20/10/2017 10:46

As mulheres de Aquidauana já podem comemorar que agora a rede pública municipal de saúde passa a oferecer exame de mamografia digital.  Ontem, 19, o Governo do Estado oficializou a entrega de um mamógrafo digital para a Prefeitura de Aquidauana.
O mamógrafo está no Centro de Especialidades Médicas de Aquidauana - CEM. Os exames feitos com esse mamógrafo digital emite radiação mínima, tornam o procedimento mais rápido e simples, para a comodidade da paciente, já que na própria sala de exames o processo pode definir se as imagens estão ou não em um padrão correto para a devida análise.
Para o ato de entrega do mamógrafo esteve presente a vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, que juntamente com o prefeito Odilon Ribeiro entregaram o equipamento para uso da comunidade.
Também participaram da solenidade de entrega do aparelho, a primeira-dama Maria Eliza Garcia, a vice-prefeita Selma Suleiman, a subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja, os deputados Estaduais Beto Pereira e Felipe Orro, secretários municipais de Aquidauana e os vereadores aquidauanenses: Valter Neves (presidente da câmara), Anderson Meireles (líder do prefeito na câmara), Lenilda Damasceno, Mauro do Atlântico, Cláudio Alviço, Nilson Pontim, Moacir Pereira de Melo, Pr. Marcelo Garcia e Aguinaldo da Silva, além de dezenas de pacientes e as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, CEM, NASF e Regulação de Vagas.
Segundo explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Eduardo Moraes o mamógrafo foi instalado no último dia 16 e das 350 pacientes que aguardavam na fila de espera pelo exame, 50 já foram atendidas.
O prefeito Odilon Ribeiro frisou a importância do aparelho não só para as aquidauanenses, mas para as pacientes da microrregião. “Via pactuação de  mamografia dos municípios da microrregião de Aquidauana, no nosso CEM com o mamógrafo digital iremos atender as pacientes de Aquidauana, Anastácio, Bodoquena, Dois Irmão do Buriti, Jardim, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.  Um benefício que a nossa cidade recebe na saúde, mas que fará a diferença na vida de centenas de mulheres na região”, pontuou o prefeito.
O prefeito Odilon Ribeiro ainda agradeceu ao Governo do Estado pela destinação do aparelho, em momento oportuno, no mês do Outubro Rosa, elogiou a equipe da Secretaria Municipal de Saúde pela dedicação e trabalho que tem feito, driblando dificuldades e ajudando a comunidade com um atendimento mais humanizado e respeitoso.
“As pessoas buscam médicos e atendimentos na nossa rede de saúde pública e encontram logo na chegada esses servidores e servidoras que nos ajudado muito, que tem trabalhado duro, ‘tirado leite de pedra’ para nos ajudar a fazer uma gestão em saúde melhor para nossa comunidade. Agora, com o mamógrafo, um grande reforço no trabalho médico de prevenção ao câncer, o diagnóstico sairá mais rápido e isso pode salvar vidas. Esse equipamento é moderníssimo e ganhamos ‘de presente’ do Governo do Estado para atender a comunidade. Nossa gratidão ao governo por ser mais uma vez parceiro da nossa gestão e ajudar a saúde municipal”, afirmou o prefeito.
O deputado Beto Pereira também reforçou a importância do aparelho: “a população de Anastácio, Nioaque, Miranda, Dois Irmãos do Buriti e toda a região Pantaneira, também se beneficiará com os atendimentos. A entrega desse equipamento faz com o que o diagnóstico seja antecipado, pois agora está mais próximo de casa. Parabéns para toda a equipe de saúde, prefeito Odilon Ribeiro e Governo do Estado”.
O deputado estadual Felipe Orro também parabenizou a gestão municipal pelos avanços e melhorias na saúde de Aquidauana e relembrou que “há dez anos o CEM foi inaugurado para atender Aquidauana, Anastácio, Nioaque, Miranda, Dois Irmãos do Buriti e toda a região Pantaneira e hoje, esse investimento do governo no CEM, mesmo diante de toda a dificuldade, vai proporcionar que ali mais pessoas sejam atendidas”.
A agenda da vice-governadora e da comitiva municipal continuou durante todo o dia, com visitas nos hospitais Regional e Funrural e entrega de cadeiras de rodas no Asilo São Francisco.