Prefeitura de Aquidauana e Governo de MS doam cadeiras de rodas e andadores para pacientes e asilo

23/10/2017 09:13

Quem precisa de uma cadeira de rodas ou andador como auxílio para se locomover sabe o quanto esses equipamentos são imprescindíveis no dia a dia. Em Aquidauana, o trabalho realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde assegurou que na última quinta-feira, 19, 34 cidadãos recebessem gratuitamente cadeiras de rodas e andadores novos.
Os equipamentos foram entregues em dois momentos durante o dia. O primeiro no Centro de Especialidades Médicas (CEM), em que 31 pessoas foram contempladas com cadeiras de rodas e mais 03 com andadores articulados. Num segundo momento, no período vespertino, foi a vez do Asilo São Francisco receber a doação de 15 cadeiras de rodas também novas e que estarão a disposição dos 38 idosos que residem no asilo.
Para fazer a entrega das cadeiras de rodas e andadores estiveram presentes o prefeito anfitrião, Odilon Ribeiro, a vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, a primeira-dama Maria Eliza Garcia, a vice-prefeita Selma Suleiman, a subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja e os deputados Estaduais Beto Pereira e Felipe Orro.
Também participaram das entregas os secretários municipais de Aquidauana e os vereadores aquidauanenses: Valter Neves (presidente da câmara), Anderson Meireles (líder do prefeito na câmara), Lenilda Damasceno, Mauro do Atlântico, Cláudio Alviço, Nilson Pontim, Moacir Pereira de Melo, Pr. Marcelo Garcia e Aguinaldo da Silva, além de dezenas de pacientes e as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, CEM, SAD, NASF e Regulação de Vagas.
O prefeito Odilon Ribeiro agradeceu ao Governo do Estado pela parceria na viabilização das cadeiras de rodas e andadores para os pacientes e idosos do Asilo São Francisco.
“Esses equipamentos chegaram prontamente logo que foram solicitados pela prefeitura, pois a equipe multidisciplinar agiu com celeridade sabendo da necessidade e urgência dessas cadeiras de rodas e andadores para os usuários”, ressaltou o prefeito.
Vale ressaltar que antes de receberem as cadeiras, os pacientes passam por avaliação nas Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e pela equipe multidisciplinar do Centro de Reabilitação do CEM.
Segundo explicou a assistente social e chefe da regulação de vagas do Município, Ana Flávia Modesto “o atendimento realizado junto aos usuários é de forma individualizada, pois os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais fazem o trabalho de avaliação, medição e encaminhamento desses pacientes conforme suas necessidades. Na sequencia, as assistentes sociais montam e formalizam o processo desses usuários junto a Central de Regulação de Aquidauana, que encaminha ao CER/APAE para viabilização dos equipamentos”.
A vice-governadora Rose Modesto, que também participou da entrega de um mamógrafo digital para o CEM e equipamentos laboratoriais para o Hospital Funrural, afirmou que o Governo do Estado é parceiro da saúde de Aquidauana e que as demandas sempre que possíveis serão atendidas e mais pacientes aquidauanenses serão beneficiados.