Aquidauana sedia etapa regional do VI Seminário da Rede Siconv

24/10/2017 12:07

O município de Aquidauana sedia hoje e amanhã (24 e 25) o VI Seminário Regional da Rede Siconv. O evento é realizado no laboratório do IFMS e conta com a participação servidores das câmaras municipais e prefeituras da região.
O seminário sobre o Sistema Nacional de Convênios (Siconv) é uma iniciativa da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) em parceria com o Sebrae e o Governo de Estado de MS.
O evento visa capacitar os agentes públicos dos municípios na utilização da ferramenta Siconv para a gestão dos convênios e parcerias firmadas pelo poder público, desde a elaboração de projetos até a sua gestão e a prestação de contas.
O prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro juntamente com o prefeito de Bataguassu e presidente da Assomasul, Pedro Caravina, participaram da abertura do seminário, ressaltando a importância do curso para a qualificação das equipes técnicas dos municípios na missão de captarem recursos na esfera federal.
Conforme frisou o prefeito Odilon Ribeiro, é de extrema importância que as prefeituras tenham servidores capacitados para operacionalizar o Siconv, visando à captação de recursos via projetos e propostas que são abertas no sistema e às vezes em curto espaço de tempo.
“O recurso que as prefeituras podem conseguir via projetos e propostas que são abertas no Siconv é um dinheiro novo para os municípios e com ele muitas ações e obras podem ser executadas. Mas é preciso que a prefeitura tenha uma equipe eficiente e que domine o Siconv e a efetivação de contratos. Sou um incentivador e fico feliz em ver que da Prefeitura de Aquidauana temos quase vinte servidores se qualificando neste curso”, externou o prefeito.
Na oportunidade, o prefeito Odilon também solicitou a Assomasul que possa viabilizar cursos de qualificação técnica para as áreas de prestação de contas e contratos. “Esses cursos são de extrema importância para os municípios e para os servidores que podem aperfeiçoar os conhecimentos e nos ajudar a captar mais recursos na esfera federal. Agora queremos um curso de prestação de contas, que será de grande valia para os nossos municípios da região”, finalizou.
O presidente da Assomasul, Pedro Caravina, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Aquidauana para junto com o IFMS, o município sediar a capacitação. Ele considera o Siconv uma ferramenta de fundamental importância do ponto de vista estrutural, visando à captação de recursos federais para as prefeituras.
“Reforçando o que o prefeito Odilon disse, o Siconv traz inúmeras vantagens para as prefeituras, dentre elas, estão à agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira”, explicou o presidente da Assomasul.
Também participaram da abertura do seminário no IFMS, a primeira-dama Maria Eliza Garcia, o assessor da presidência da Assomasul, Allan Monteiro, a assessora do gabinete, Luzia Cunha, a secretária municipal de Educação, Ivone Nemer, o presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, Valter Neves e a diretora do IFMS, Hilda Ribeiro Romero.
SICONV - O Siconv foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos.
A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população.