Crianças do curso de robótica realizam projeto que homenageia o homem pantaneiro em Aquidauana

24/10/2017 12:51

A Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento em parceria com a Prefeitura Municipal de Aquidauana oferece o curso de iniciação tecnológica “Projeto Lego Robótica”. Na manhã de hoje, 24, os alunos participaram de uma atividade um pouco diferente das convencionais aulas de informática, sistemas e robótica. Hoje foi a vez de aprenderem sobre a cultura do homem pantaneiro.
O projeto denominado “Homem Pantaneiro” é voltado para integração e desenvolvimento cultural dos alunos do curso de robótica, visando que além do aprendizado tecnológico, eles também possam estudar e aprender sobre a cultura local de uma maneira diferenciada.
Os alunos fizeram pesquisas e se organizaram para apresentações de músicas e poesias sobre a vida do homem pantaneiro.  Atendendo ao convite da equipe da Biblioteca SESI, a Comitiva Lagoa dos Bobos esteve participando preparando o tradicional “quebra-torto” pantaneiro e o compositor Rangel Castilho cantou músicas regionais tematizando o evento.
Era visível a alegria e encantamento das crianças com o projeto, com os relatos e histórias da lida do dia a dia do homem pantaneiro, uma realidade que muitos desconheciam e que puderam presenciar hoje.
O prefeito Odilon Ribeiro, a primeira-dama Maria Eliza Garcia, da secretária municipal de Educação, Ivone Nemer, da vice-prefeita Selma Suleiman, da assessora do gabinete, Luzia Cunha e do presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, Valter Neves participaram do evento, interagindo com as crianças, contando depoimentos sobre a vida do homem pantaneiro e assistindo as apresentações culturais.
“Que projeto fantástico! Cultura e tecnologia juntas! Fico emocionado ao ver esses alunos da rede pública tendo uma oportunidade sensacional de aprender sobre uma área em expansão mundial, que é a robótica. Fiz questão de estar presente para reafirmar que a prefeitura continuará sendo parceira do SESI para garantir novas turmas no ano que vem”, destacou o prefeito Odilon.
Com o apoio da prefeitura via Secretaria Municipal de Educação, a Biblioteca Sesi atende atualmente cerca de 120 crianças, na idade de 07 a 11 anos, que gratuitamente participam do curso de robótica. São alunos de várias escolas da rede pública estadual e municipal de Aquidauana.
O evento foi coordenado pela equipe da Biblioteca SESI em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. À frente do projeto estão os professores: Orácio, Adriana Félix, Rafaela, Cinthia, Ana Paula e Rafaela Figueiredo.
SERVIÇO – Para mais informações sobre o curso de robótica, os pais ou responsáveis devem procurar a Biblioteca SESI, localizada na Rua Oscar Trindade de Barros esquina com Giovane Toscano de Brito. Fone: (67) 3241-9161.