Posto de saúde da Vila São Pedro abre em horário diferenciado para atender pacientes

25/10/2017 11:19

Nesta terça feira, 24, a ESF São Pedro, em Aquidauana, alusiva a campanha do Outubro Rosa, proporcionou às mulheres um horário diferenciado de atendimento, especialmente, para àquelas que não podem procurar o posto durante o dia por conta do trabalho ou das ocupações domiciliares, mas que precisam cuidar da saúde.
As pacientes tiveram acesso à consulta médica, coleta de preventivo e atualização da carteira de vacinas no período noturno, das 18h às 21 horas. Além disso, a equipe da ESF, seguindo a programação da Secretaria Municipal de Saúde, orientou e alertou as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A Prefeitura de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando ações nos postos de saúde do município alusivas ao Outubro Rosa e Novembro Azul, respectivamente, meses de prevenção ao câncer de mama e uterino e câncer de próstata.
Segundo o prefeito Odilon Ribeiro, as equipes da saúde têm trabalhado na missão de orientar o maior número possível de as mulheres e homens para realizarem os exames. “Por isso, possibilitar um horário diferenciado para a realização de consultas médicas e exames preventivos de câncer de mama e útero é uma ação que fortalece e intensifica os serviços já realizados pela rede pública municipal de saúde, garantindo que mais pacientes busquem por esse atendimento e possam recebê-lo”, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Eduardo Moraes explicou que “em Aquidauana, o trabalho de prevenção e diagnóstico de câncer de mama e de próstata é feito ao longo do ano, mas o Outubro Rosa e Novembro Azul são meses em que os profissionais da saúde do Brasil todo se mobiliza para chamar a atenção das pessoas para a prevenção e diagnóstico precoce dessas doenças”.