Aquidauana se destaca no VI Seminário Regional da Rede Siconv

26/10/2017 12:02

Essa semana, dias 24 e 25, o município de Aquidauana sediou o VI Seminário Regional da Rede Siconv. O seminário é sobre a operacionalização do Sistema Nacional de Convênios (Siconv) e é promovido pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) em parceria com o Sebrae e o Governo de Estado de MS.
A solenidade de entregada dos certificados aconteceu no final da tarde de ontem, no encerramento do curso, na sede do IFMS, em Aquidauana. A assessora do gabinete, Luzia Cunha, representando o prefeito Odilon Ribeiro, agradeceu em nome da Administração Municipal a parceria da Assomasul em poder trazer para o município a realização de um curso que é de fundamental importância para a captação de recursos e gestão contratual e de projetos dos municípios.
O laboratório do IFMS ficou superlotado com a quantidade de participantes. Foram ao todo 33 inscritos, uma das maiores turmas do seminário. Já na abertura do curso, no dia 24, o prefeito Odilon Ribeiro informou para a diretoria da Assomasul que a Prefeitura de Aquidauana é que encaminhou o maior número de servidores para o curso.
“Estamos com nossa equipe técnica em peso para essa capacitação. Nossa cidade depende muito de recursos federais para que possamos fazer obras, principalmente, as de infraestrutura urbana. Então, para conquistar esses projetos e recursos via Siconv eu preciso do trabalho e agilidade dos nossos técnicos. Gerir a cidade é um trabalho de equipe”, afirmou o prefeito.
De Aquidauana participaram os servidores: Andre Kevin Constantino, Adriana Carla Caravassilakis, Ana Fábia Brunet, Angelita dos Santos Bambil, Ernandes Peixoto de Miranda, Leda Nascimento de Lima Fernandes, Eduardo Rodolpho Alcantú, Carlos Alberto Martins Dias, Reginaldo Souza da Silva, Janaina Rezende Sandoval Izumi, Rosa Beatriz Vargas de Vasconcelos, Gilmara Maria de Menezes, Flávia dos Santos Freitas, Luzia Aparecida Velasquez, Debora Machado Castro, Fernanda Anderson B. da Silva e Arsênio Ofemester Martinez.
Todo o curso foi realizado no laboratório do IFMS e além dos servidores de Aquidauana, participaram também representantes das câmaras municipais e prefeituras de Anastácio, Bodoquena, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Ladário, Miranda e do IFMS/Campus de Aquidauana.
O curso teve o objetivo de capacitar os agentes públicos dos municípios na utilização da ferramenta Siconv para a gestão dos convênios e parcerias firmadas pelo poder público, desde a elaboração de projetos até a sua gestão e a prestação de contas.
SICONV - O Siconv foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos.
A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente a população.