Conselho de Alimentação Escolar toma posse e recebe primeiros dados sobre a merenda de Aquidauana

31/10/2017 10:39

Tomou posse ontem, 30, os novos membros do Conselho de Alimentação Escolar de Aquidauana (CAE), que terá dentre as atribuições, o dever de acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar; zelar pela qualidade dos alimentos, em especial, quanto às condições higiênicas, bem como à aceitabilidade dos cardápios oferecidos.
O prefeito Odilon Ribeiro assinou o termo de posse dos 14 membros do CAE, que está composto da seguinte forma: presidente e vice-presidente do conselho, respectivamente, Samêla Feitosa, da Pastora da Criança e Jucilene Pinheiro, representando pais de alunos da Rede Municipal de Aquidauana; Representantes do Poder Executivo: Úrsula Coelho de Barros – Titular; Flávia dos Santos Freitas – Suplente; Representantes dos Trabalhadores na Área de Educação:  Aparecida Yoshie Kazama – Titular; Francisco Tavares da Câmara – Suplente;  Representantes dos Discentes: Noedina Correia – Titular; José Gonçalo – Suplente; Representantes dos Pais de Alunos: Alessandra Franco dos Santos – Suplente; Evanildo Martins da Silva – Titular; e  José Luiz Leite Torres – Suplente;  Representantes de Entidades Civis Organizadas: Kelly Araújo de Ávila Motta – Titular; Edir José Arzamendia Gonçalves – Suplente; e Simone de Marco Gomes – Suplente.
Logo na primeira reunião de posse, a secretária municipal de Educação (SEMED), Ivone Nemer apresentou dados em um panorama geral atual de como é a alimentação escolar na Rede Municipal de Ensino, apontando que a prefeitura complementa com recursos próprios três vezes mais do que o valor que Governo Federal destina para a merenda escolar.
Durante a solenidade de posse do conselho, o prefeito Odilon Ribeiro, ladeado pelos secretários municipais Wezer Lucarelli (Governo) e Ivone Nemer (Educação), ressaltou que "tem orgulho da merenda que é servida na rede municipal, pois são investidos cerca de R$ 140 mil reais mensais para garantir ao todo 9.200 refeições diárias aos alunos e que elas sejam de qualidade e com os nutrientes que as crianças precisam".
Além de investir três vezes mais do que o Governo Federal na merenda escolar da REME, a Secretaria Municipal de Educação tem cumprido à risca a política nacional de alimentação escolar, adquirindo 30% dos alimentos da merenda diretamente da agricultura familiar.
Com isso, a cadeia produtiva da agricultura familiar em Aquidauana é impulsionada, pois o produtor se cadastra, regulariza sua documentação, produz e pode vender para a prefeitura nas chamadas públicas para a merenda escolar, recebendo em dia pelo alimento de boa qualidade que entregar.
“Sou servidora efetiva há dez anos no município e acompanho de perto essa questão da merenda escolar. Temos na merenda dos nossos alunos frutas, sucos naturais, mel, legumes e verduras de qualidade, tem carne e até torta os alunos tem tido na merenda. O cardápio é diferenciado, saboroso e dá gosto de ver”, revelou a conselheira Flávia dos Santos Freitas.
Outro fator pontuado pela Secretaria Municipal de Educação é de que com o apoio do SEBRAE e da Agraer, a SEMED tem buscado incentivar os pequenos produtores rurais do município para se regularizarem junto aos órgãos competentes, obterem as certidões que permitem que eles possam vender para o município seus produtos.
“Hoje temos mel, frutas e castanhas que conseguimos inserir no cardápio das escolas, porque os produtores desses alimentos estão documentados e podem ofertar e vender para a prefeitura.  A nossa merenda fica rica em nutrientes, os produtos são sempre frescos e os alunos adoram. Até as merendeiras ficam mais entusiasmadas no trabalho, pois tem matéria-prima de qualidade para merenda”, contou a nutricionista da SEMED, Ursula Coelho.
Úrsula relatou que com a parceria do SEBRAE e da Agraer, a SEMED ao ser comunicada de novos produtos da agricultura familiar, imediatamente procura o produtor, orienta-o a se documentar e regularizar sua produção para que na Chamada Pública da merenda escolar, ele possa concorrer e poder comercializar para a prefeitura.
“Anos anteriores tínhamos dificuldade de ter o que colocar na merenda, pois os fornecedores tinham que esperar um longo tempo para receber. Hoje, nós temos uma variedade de produtos e não passamos mais ‘dor de cabeça’ com atrasos na entrega e qualidade dos alimentos, pois os fornecedores recebem em dia”, destacou a nutricionista da SEMED.
O gerente de governo, Wezer Lucarelli pontuou ao conselho que “aplicar recursos na merenda, no pagamento em dia do transporte do escolar, enfim, na educação não são gastos, mas investimento que o prefeito tem priorizado e a Administração Municipal almeja que o conselho seja atuante, fiscalize, sugira ações, trabalhe junto com a SEMED corroborando para que a merenda da rede municipal continue sendo uma das melhores da região e motivo de orgulho para todos”.
A presidente do CAE, Sâmela Feitosa, em nome do conselho agradeceu a receptividade da SEMED e da Administração Municipal e afirmou que “os conselho estará acompanhando de perto a política de alimentação escolar do município, auxiliando para que o melhor alimento sempre chegue ao prato dos alunos”.