Inscrições abertas para Workshop Gratuito de Leitura e Escrita de Viagens

13/11/2017 08:58

Estão abertas as inscrições para o Workshop de Leitura e Escrita de Viagens, a ser realizado nos dias 04 e 05 de dezembro na UFMS – Câmpus de Aquidauana (CPAQ) – Unidade II.
O evento é promovido pelo curso de Turismo da UFMS/CPAq e tem o apoio da Prefeitura de Aquidauana via Fundação de Cultura e Turismo. As inscrições se encerram no dia 30 de novembro e as vagas são limitadas.
O workshop, oriundo de um projeto de extensão do curso de Turismo da UFMS, Câmpus de Aquidauana, constitui um curso, em formato de formação intensiva, com duração de 16 horas, distribuídas em 2 dias com o intuito de propiciar, para viajantes em geral, bloggers de viagens, jornalistas, fotógrafos de viagem e profissionais do setor de viagens e turismo, algumas bases de compreensão da linguagem de leitura e escrita de viagens ao reconhecer a observação, interação e vivência pessoal da viagem enquanto recursos prioritários e necessários para a transformação e publicização de uma viagem em texto (escrito, imagético) para qualquer leitor.
A escrita de viagens é um dos principais recursos capaz de transmitir experiências e emoções vivenciadas em uma viagem. É fazer com que outros viajantes em potencial ou público interessado em viagens conheçam e acessem a viagem através do olhar do escritor. Viajar “é pensar na escrita e escrever é pensar no leitor”.
A escrita de viagens representa pequenos diários com experiências pessoais, ou anotações dispersas sobre os destinos e atrativos turísticos, sobre as pessoas, encontros do cotidiano e dos transportes, que servem para perpetuar na memória de cada um as intensas experiências que a viagem proporciona e, com isso, a escrita torna-se o registro da memória das emoções e experiências, tendo como pano de fundo a viagem.
O workshop prevê uma parte teórica, em que se abordam as bases da escrita de viagem e dos elementos que integram a linguagem da viagem e turismo e se analisam casos práticos (leitura de reportagens, bloggers, mídias sociais), como também vamos propiciar uma experiência prática, em uma zona emblemática de Aquidauana (Piraputanga Estrada Parque) com o objetivo de recolher material e vivências para escrever uma crônica, reportagem ou vídeo e publicizar esse material no instagram Piraputanga Estrada Parque e nas respectivas mídias digitais de seus respectivos participantes.
O curso será ministrado pela profa. Dra. Ana Beatriz Ferreira Dias (UFFS- campus Cerro Largo) e pela profa. Dra. Patrícia Zaczuk Bassinello (UFMS/CPAq). Esta iniciativa integra diversificadas ações de estudos e pesquisas do Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (Gege UFSCar) e sua realização conta com apoio de recursos da PROECE/UFMS.
Para fazer inscrição, que é gratuita, no curso e saber a programação detalhada do conteúdo e horários, assim como a taxa do almoço no passeio, ou outras dúvidas, basta acessar o link a seguir: https://www.sympla.com.br/workshop-de-leitura-e-escrita-de-viagens__207946

Fonte: Com informações da UFMS-CPAq