Educação de Aquidauana realiza 1ª Formação Presencial do PNAIC

22/11/2017 10:20

A Coordenação Local do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa/PNAIC e a Secretaria de Educação de Aquidauana realizam nos dias 21 e 22 de novembro a 1ª Formação Presencial do PNAIC/2017.
A abertura da formação aconteceu na noite de ontem, 21, no auditório da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro (CEJAR) - local que sedia o evento nos dois dias – e contou com dezenas de professores e coordenadores pedagógicos que tem se dedicado ao PNAIC.
Representando a Administração Municipal de Aquidauana estavam a vice-prefeita, Selma Suleiman, as professoras Ivone Nemer, secretária municipal de Educação e Luzia Cunha, assessora do gabinete. Também estiveram presentes o vereador aquidauanense, Mauro do Atlântico, a coordenadora local do PNAIC, Ana Fábia Damasceno, a diretora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Aquidauana (NTE), Lourdes Casanova, também do NTE, a Prof.ª Marta Rodrigues Pelegrineli, a Prof.ª Andreia Sanches Ribeiro, representando a coordenação da Escola Cejar e várias professoras da UFMS, câmpus de Aquidauana.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, objetivando assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Os professores que atuam nas turmas do PNAIC recebem formação continuada através de cursos presenciais com as Orientadoras de Estudo do Município. Conforme frisou a secretária municipal de Educação, Ivone Nemer, “é gratificante ver o auditório repleto de educadores, mostrando a importância e o engajamento dos professores, diretores e coordenadores na missão que temos compartilhado de trabalhar enfocando as metas do PNAIC em nossas escolas da rede pública”.
A professora Luzia Cunha em sua fala, em nome do prefeito Odilon Ribeiro, agradeceu a colaboração e o comprometimento de todos os gestores, orientadores de estudo, instituições parceiras, educadores e alunos envolvidos no programa de Alfabetização na Idade Certa, que tem rendido bons resultados em Aquidauana. “Estes cursos de formação são a oportunidade para uma troca de experiências e para debatermos ações que melhorem o ensino público nas nossas escolas da rede municipal e estadual”, completou.
A formação presencial do PNAIC em Aquidauana continua na noite de hoje, 22, com outras palestras e informações referentes às novas orientações do PNAIC já visando o próximo ano letivo.
O PNAIC - A partir deste ano de 2017, o PNAIC passa a compor uma política educacional sistêmica que parte de uma perspectiva ampliada de alfabetização, trabalhando a Alfabetização na Idade Certa, a melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, bem como a inclusão da Educação Infantil e o Programa Novo Mais Educação.
Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.